Emater mostra trabalho de extensão na Feira da Produção Familiar e Feira Flor de Santarém
O município de Santarém sedia, de 1º a 9 de agosto, a 38ª Exposição Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas, realizada juntamente com a 7ª Feira da Produção Familiar, no Parque de Exposições da cidade. A programação inclui a Feira Flor Santarém, evento organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), onde o público poderá encontrar uma variedade de itens como plantas ornamentais, flores tropicais e buquês, feitos ao gosto do cliente. Os floricultores que participam da feira passaram por oficinas e capacitações, voltadas principalmente à produção dos arranjos.
O escritório local da Emater também participa do evento com dois plantonistas, que estarão a postos no estande do órgão para responder as demandas espontâneas e mostrar ao público visitante como se dá a atuação da Empresa, que responde pelo atendimento em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos agricultores de base familiar no município. Esse trabalho é feito com o apoio de uma equipe de engenheiros (agrônomos, florestais, ambientais e de pesca), médico-veterinário, técnicos em Agropecuária, auxiliares de administração e extensionistas sociais e de apoio.
Com essa estrutura, a Emater beneficia aproximadamente cinco mil famílias distribuídas no planalto santareno, nos eixos das principais estradas (Santarém-Curuá-Una, Santarém-Cuiabá, e Santarém-Alter do Chão), nas regiões do Ituqui e Santarém-Miri, e ainda na áreas de várzeas (Aritapera, Ituqui, Tapará, e Urucurituba). A empresa também promove a atualização e capacitação dos produtores rurais por meio de palestras, oficinas, cursos, treinamentos, demonstração de métodos, visitas técnicas e reuniões.
Outra frente de atuação é no âmbito do acesso aos créditos rurais, que tem no Pronaf a linha de financiamento mais utilizada, além da viabilização de emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os agricultores também são orientados a fazerem a comercialização direta de seus produtos através da constituição de cooperativas e das chamadas públicas, como a que contemplou 500 famílias de quilombolas, em nove comunidades rurais do município. A Emater também intermedia o atendimento junto ao Pará Rural, programa do governo do Estado que na Comunidade Santana do Ituqui atende 63 famílias.