Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL
English Version

Estado entrega benefício eventual para famílias da Grande Belém em situação de vulnerabilidade

Os benefícios eventuais são oferecidos aos cidadãos e famílias que não possuem meios de enfrentar, por conta própria, situações adversas

Por Luana Taveira (SEASTER)
17/10/2025 14h10

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), entregou, na quinta-feira (16), o benefício eventual para oito famílias, residentes da Região Metropolitana de Belém. O auxílio é destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade social temporária ou vítimas de sinistros e calamidades públicas. A entrega das ordens bancárias ocorreu na sede da Seaster, no bairro de Nazaré, em Belém.

Os benefícios eventuais são previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e oferecidos aos cidadãos e famílias que não possuem meios de enfrentar, por conta própria, situações adversas, como morte, vulnerabilidade temporária ou calamidade pública, que comprometam a dignidade humana. O benefício é concedido, em média, por três meses, no valor equivalente a um salário mínimo por mês.

Para a moradora do bairro do Tapanã, Vera Lúcia, o auxílio chegou em um momento de extrema dificuldade para sua família e representa um recomeço após a perda. “O incêndio ocorreu lá no Tapanã, onde a minha e mais seis famílias foram atingidas. No meio delas, eu perdi o meu pai, que faleceu tentando salvar os objetos da casa. Só temos a agradecer muito esse benefício, que vai nos ajudar a reconstruir pelo menos metade das coisas que nós perdemos. Em nome da família Lucas, obrigado”, afirmou emocionada.

Em 2024, o Governo do Pará destinou mais de R$ 238 mil em benefícios a famílias vítimas de sinistros em todo o Estado, sendo cerca de R$ 74 mil para a Região Metropolitana de Belém. A ação, executada pela Seaster, reforça o compromisso do Governo do Pará com uma assistência social cada vez mais humanizada, eficiente e presente, garantindo dignidade e apoio às famílias em vulnerabilidade.

A beneficiária Patrícia Correia, uma das contempladas pela ação, também relatou a importância do auxílio neste momento difícil. “O incêndio destruiu totalmente a minha casa em julho. Eu perdi tudo e, no momento, me encontro desempregada. O pagamento do benefício chegou em uma boa hora, pois estamos passando por um momento muito complicado. Só tenho a agradecer por estarem me ajudando”, destacou.

"A Seaster segue trabalhando sem medir esforços para a execução das ações voltadas à proteção social em todo o Pará, fortalecendo a rede de assistência e garantindo que políticas públicas alcancem de forma efetiva todas as famílias mais afetadas por situações calamitosas", ressaltou Valdo Filho, secretário adjunto de Assistência Social da Seaster. 

*Colaboração de Matheus Gomes - Ascom/Seaster