Governo do Estado promove programação alusiva ao Dia Mundial da alimentação, em Belém
A iniciativa reforça o compromisso com a garantia do direito humano à alimentação adequada e com o fortalecimento das políticas públicas de combate à fome

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou nesta sexta-feira (17), uma ação social voltada à promoção da segurança alimentar e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa ocorreu simultaneamente no abrigo ‘Casa Rua’, localizado no bairro da Campina, em Belém, e no ‘Restaurante Popular’, localizado no Entroncamento, com a oferta de sopa às pessoas em situação de rua e famílias em risco social.
A ação é alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Pará com a garantia do direito humano à alimentação adequada e com o fortalecimento das políticas públicas de combate à fome.
A atividade integra as políticas públicas de enfrentamento à insegurança alimentar e fortalecimento da rede de proteção social, desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Seaster. O objetivo é garantir o acesso a uma alimentação de qualidade e reforçar o vínculo com a população que mais necessita de apoio e atenção.

De acordo com o diretor de Renda, Cidadania e Combate à Fome (DRCCP), Ricardo Ganzer, a ação faz parte de um conjunto de atividades contínuas que a Seaster realiza em diversos espaços da capital paraense.
“Nós damos suporte ao público mais vulnerável da sociedade, que faz parte do Cadastro Único. Atender essas pessoas é fundamental para proporcionar um momento de alívio, pois sentir fome é algo doloroso. É preciso valorizar esses momentos. A ideia é continuarmos a promover ações como essa, levando políticas públicas para a população em situação de rua”, destacou Ganzer.
Para muitos, o simples gesto de receber um prato de sopa representa mais do que alimento, é um sinal de cuidado e presença do poder público em suas vidas. Foi o que expressou Marcos Roberto da Silva, que vive há dois anos em situação de rua na região do Ver-o-Peso.
“Faz tempo que eu não me sentava para tomar uma refeição quente como essa. Parece simples, mas para quem vive na rua, uma sopa dessas é um grande sustento. A gente se sente lembrado, e isso faz toda a diferença”, contou Marcos Souza.

“Trabalhamos continuamente em prol de mais benefícios aos que estão em situação de vulnerabilidade, promovendo ações que assegurem mais bem-estar e dignidade a todos, priorizando também, o acesso aos serviços essenciais, além de uma boa alimentação, com orientações nutricionais”, ressaltou Valdo Filho, secretário adjunto de Assistência Social da Seaster.
“Nós estamos acostumados com o 'não', com pessoas virando o rosto, então quando o Governo chega até a gente oferecendo sopa e acolhimento, é um sentimento indescritível. Só tenho a agradecer por esse ato”, relatou Lucas Maciel, autônomo.
A distribuição de sopa contou com a participação de servidores e voluntários, que atuaram na preparação e entrega das refeições. A ação reforça o compromisso do Governo do Pará em promover dignidade, respeito e inclusão social às pessoas em situação de rua e às famílias que enfrentam insegurança alimentar.
*Colaboração de Matheus Gomes - Ascom/Seaster