CIIR concorre à premiação internacional na categoria Pôster, no Fórum Global Planetree, em Baltimore (EUA)
Centro paraense apresenta cinco trabalhos na categoria Pôsteres, que reconhece iniciativas inovadoras de cuidado centrado na pessoa

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), órgão de saúde do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), participa, nesta quarta-feira (15), da cerimônia de encerramento do Fórum Global Planetree, realizado em Baltimore, nos Estados Unidos, onde concorre a uma premiação internacional na categoria Pôsteres.
A categoria destaca experiências de êxito e projetos que fortalecem o modelo de cuidado centrado na pessoa, reconhecendo iniciativas inovadoras e práticas inspiradoras adotadas por instituições de saúde de diferentes países.
O CIIR inscreveu cinco trabalhos que retratam ações desenvolvidas por suas equipes multiprofissionais: “Treinamento de Libras em Serviço: Assistência Inclusiva, Humanizada e Segura ao Usuário Surdo”; “Eixo Formativo: Capacitar Profissionais para o Cuidado de Pessoas com TEA”; “Humanização sem Fronteiras: Atendimento Multiprofissional Humanizado em Comunidades Quilombolas no Município do Acará (PA)”; “O Impacto das Práticas Ambientais Sustentáveis no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação no Engajamento em Cuidados Centrados na Pessoa”, e “Reabilitação Centralizada no Paciente no Brasil”.

Durante o jantar de gala que encerra o evento, também serão reconhecidos com o Prêmio Espírito Planetree, o diretor Operacional Norte do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), organização social que administra o centro em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), José Neto; a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, e o médico Renato Arraes, ortopedista infantil e coordenador do grupo de ortopedia pediátrica do CIIR.
Apresentações - Além dos pôsteres inscritos, o CIIR também mostrou ao público do evento dois trabalhos durante o fórum internacional. O primeiro, “Práticas Baseadas em Evidências no Tratamento do Autismo: uma Análise das Intervenções Realizadas no Cetea”, foi apresentado na terça-feira (14) pela assessora de Comunicação do CIIR, Danielle Carvalho. Já o segundo, “Pequenos Passos, Grandes Mudanças: O Impacto das Cirurgias Ortopédicas Pediátricas no Pará”, foi exposto nesta quarta-feira (15) pelo médico Renato Arraes.
O Fórum Global Planetree reúne, desde o início da semana, representantes de instituições de saúde de todo o mundo, em uma ampla troca de experiências sobre humanização, inovação e gestão do cuidado.

Durante o evento, o CIIR vem se destacando ao apresentar suas práticas alinhadas ao modelo Planetree, reforçando o compromisso do governo do Pará, por meio da Sespa, com uma assistência cada vez mais humanizada, inclusiva e centrada na pessoa.

Referência - O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço:
O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, bairro Val de Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.
Texto e fotos: Danielle Carvalho - Ascom CIIR