Banda e Coral de servidores da Seduc homenagearam a padroeira com música
Pela primeira vez, a TV Educativa transmitiu ao vivo a procissão, com pautas, reportagens e edição comandada por estudantes da rede pública de ensino

Neste domingo, 12, na principal procissão do Círio de Nazaré, a arquibancada da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), montada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor), no bairro da Campina, foi tomada por emoção, fé e muita música.
A animação foi embalada pela Banda de servidores da Seduc, conduzida por Paulo Ronaldo, e do Coral de Servidores da Seduc, que contou com a participação da professora Tereza Mônica, do Instituto Estadual Carlos Gomes.

Os servidores encantaram o público com canções em homenagem à Virgem de Nazaré, animando a passagem da procissão e fortalecendo a devoção mariana que marca uma das maiores celebrações religiosas do mundo.
O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, destacou a importância da participação da comunidade escolar na programação do Círio, unindo fé, cultura e educação.
“O Círio é uma das maiores expressões de fé do povo paraense, e é muito significativo ver nossos estudantes e servidores envolvidos em uma celebração que também é um ato de união e amor ao próximo. A Seduc participa com alegria, levando música, arte e protagonismo estudantil para esse momento tão especial da nossa cultura”, afirmou o secretário.
A servidora Solange Oliveira, integrante do Coral da Seduc, expressou a emoção de participar do momento.
“Cantar no Círio é sempre uma experiência de fé e gratidão. Fazer parte do coral da Seduc é unir a devoção com a música e compartilhar essa energia com toda a comunidade educativa.”

Transmissão - Pela primeira vez, toda a programação do Círio foi transmitida ao vivo pela TV Educativa (canal 7.2). A iniciativa contou com a participação de 20 estudantes de quatro escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém, que atuaram na cobertura jornalística e na apresentação em estúdio montado no Cefor. Cerca de 30 servidores, entre professores e voluntários, também participaram do projeto midiático.
De acordo com o secretário-adjunto de Gestão de Rede e Regime de Colaboração, Diego Maia, a ação faz parte de um projeto nacional que valoriza o protagonismo juvenil na educação.

“Esse trabalho faz parte da iniciativa Escola das Adolescências, do MEC, que coloca o jovem como protagonista do processo educacional. Os alunos planejaram as pautas, produziram os textos e atuaram como repórteres e apresentadores. É protagonismo juvenil na prática, com aprendizado e participação ativa na cobertura do Círio”, explicou.
No sábado, 11, na Transladação, a animação também ficou por conta do servidor Paulo Ronaldo, da cantora Charlene Pinheiro, diretora da Escola Estadual Marilda Nunes, da Banda de Estudantes da Escola Estadual Visconde de Souza Franco e do Coral de Estudantes da Escola Casa da Criança Santa Inês, que encantaram o público com músicas regionais e homenagens à Nossa Senhora de Nazaré.