Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em Santarém, HRBA adere à campanha Outubro Rosa com ações de educação, música e beleza

Referência em oncologia no Oeste paraense, Hospital do Baixo Amazonas realiza extensa programação alusiva à prevenção e combate do câncer

Por Gustavo Campos (SECOM)
10/10/2025 19h41
Médica Kalysta Borges durante palestra

Pacientes e acompanhantes do setor de oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, Oeste do Pará, participaram, na última quarta-feira (8), de um momento de informação e educação sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama, em alusão à campanha Outubro Rosa. 

Mislene Moraes, 46 anos, acompanha o filho durante tratamento na unidade. E aprovou a ação realizada em alusão à Campanha Outubro Rosa. "As pessoas têm que ter consciência que é preciso fazer um tratamento, um acompanhamento, para que não tenham mais complicações. Eu vou poder aconselhar outras pessoas, tirei minhas dúvidas. E essa interação dos pacientes com a equipe médica, enfermeiros, técnicos, é muito importante para os pacientes que estão em tratamento. É muito importante", afirmou a assistente social.

Mislene aprovou ação da campanha

"Esse momento de falar diretamente com os nossos pacientes e acompanhantes é muito importante. Trocamos experiências, falamos sobre a importância do autocuidado, da realização da mamografia. E acreditamos que quanto mais esses usuários forem orientados, mais eles vão disseminar essas informações em casa, levando a importância do rastreio do câncer de mama para mais pessoas e fazendo com que a informação chegue a quem precisa", explicou a médica oncologista e hematologista do Hospital Regional, Kalysta Borges.

A ação contou com a participação do grupo "Mulheres Vitoriosas", formado por pacientes e ex-pacientes do HRBA, que promovem uma rede de apoio às mulheres em tratamento oncológico. "Eu estou aqui hoje falando da prevenção de uma doença que eu já tive, cuidei e consegui vencer. Então, é uma mensagem que encoraja e é muito importante passar para mais mulheres. A procura pelo diagnóstico é fundamental para o início do tratamento o quanto antes e a gente precisa também estar bem para conseguir dar sequência a esse processo e levar essa informação para cada vez mais pessoas", destacou Raliene Pereira, uma das coordenadoras do grupo.

Pacientes e acompanhantes participaram da ação

Programação - O Outubro Rosa é a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero. O objetivo é compartilhar informações sobre a doença, promovendo o diagnóstico precoce e facilitando o acesso aos serviços de saúde.  

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste do Pará. Habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o hospital oferta um atendimento completo, com assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento.

Voluntários levaram animação aos pacientes

Durante este mês de outubro, a unidade realiza uma série de ações em alusão à campanha de prevenção, com música, informação e até serviços de beleza. 

Diversas ações

"Dia Diva", no HRBA

No início da semana, pacientes internados na clínica oncológica do hospital receberam a visita de jovens voluntários, que levaram palavras do Evangelho e músicas religiosas em um momento de reflexão e conscientização.

No dia 3 deste mês, a campanha contou com uma cerimônia de abertura na capela da unidade e depois o "Dia Diva", com serviços como corte de cabelo, design de sobrancelhas, maquiagem e massagem para colaboradoras e usuárias. 

"Para nós, a campanha Outubro Rosa é muito importante. Por isso, temos uma vasta programação alusiva à prevenção e combate ao câncer, promovendo momentos de cuidado às mulheres, de relaxamento e, principalmente, de informação. Como referência no atendimento oncológico, o HRBA também tem esse compromisso de abraçar as campanhas e promover a educação em saúde para nossos pacientes e acompanhantes", concluiu o diretor-geral do hospital, Matheus Coutinho. 

Serviço:

Localizado no Oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.