Estudantes da Uepa atuam como voluntários em atendimentos de saúde no Círio 2025
A ação de extensão do Projeto Círio 2025 de atendimento aos romeiros promoveu cuidado, acolhimento e cidadania por meio do voluntariado

Há mais de 200 anos, o Círio de Nazaré promove emoções e também exige cuidados com os peregrinos que participam da festividade. Em uma das maiores manifestações religiosas e culturais do país, a Universidade do Estado Pará (Uepa) reafirma seu compromisso social ao realizar ações voluntárias de assistência à saúde voltadas aos romeiros, com atendimentos prestados por alunos voluntários dos cursos da área da saúde.
Nesta sexta-feira, 10, durante a procissão rodoviária do Traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré até os municípios de Ananindeua e Marituba, a maior da quadra nazarena, os atendimentos foram realizados no Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), na Avenida Almirante Barroso, onde passa o trajeto da romaria.
A ação de extensão do Projeto Círio 2025 de atendimento aos romeiros promoveu cuidado, acolhimento e cidadania por meio do voluntariado. Participaram da ação, no total, mais de 40 alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e biomedicina no ponto de apoio, no CCBS, durante toda a manhã. Além de contribuir para a segurança e bem-estar dos fiéis, a participação da Universidade reforça seu papel na formação cidadã dos estudantes e no compromisso com a comunidade.

Ainda na sexta-feira, os servidores da instituição também participaram de um momento de louvor durante a passagem da imagem em frente à universidade.
Na Uepa, os promesseiros que percorreram longas distâncias, vindos de diferentes municípios até Belém para participar das romarias, contam com um local seguro para repor as forças, com atendimento eficiente dos acadêmicos e supervisionados por docentes da instituição.
Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a ação pontual de extensão ocorre há mais de uma década. No CCBS, foram realizados procedimentos como troca de curativos e bandagens, massagens, aferição de glicemia e dos sinais vitais, entre outros cuidados. Alguns alunos também participarão de atendimentos na procissão de domingo,12 de outubro.
A ação busca não apenas prestar auxílio imediato aos participantes da romaria, mas também proporcionar uma vivência prática e humanizada aos futuros profissionais da saúde. Entre os estudantes que ofereceram atendimentos aos peregrinos, Maria Clara Barros, aluna de Terapia Ocupacional, disse que estava animada e com muita expectativa de participar pela primeira vez da ação de apoio aos romeiros.

“O Círio é um grande evento, é algo da nossa tradição, da nossa cultura. Como aluna do curso da área da saúde é muito importante fazermos a nossa parte como voluntários, promovermos saúde, estarmos presentes cuidando do bem-estar de romeiros que vêm de muito longe pagar promessas, são pessoas que necessitam dos nossos cuidados”, relatou.
A professora e enfermeira Margarete Bittencourt, coordenadora da ação, conta que é feito todo um cuidadoso recrutamento dos alunos voluntários e o treinamento específico destes na área de urgência e emergência buscando capacitar os estudantes da Uepa, tanto no atendimento à saúde quanto no aspecto social, incentivando o voluntariado e o senso humanitário em situações de vulnerabilidade.
Francisco Oliveira, 62 anos, pedreiro e agricultor, veio andando do município de Bujaru. Ele contou que saiu desde ontem à tarde caminhando para chegar até à Basílica de Nazaré. “Venho todo ano agradecer por bençãos recebidas, é uma retribuição para Nossa Senhora, e é sempre bom esse atendimento de saúde, sei que Nossa Senhora está presente aqui também nesse cuidado”.
Texto: Diane Maués