Sespa apoiará implantação de 14 leitos de atenção psicossocial em Bragança
O Hospital das Clínicas do Município de Bragança, na região nordeste do Estado, vai ganhar 14 leitos integrais de atenção psicossocial no próximo dia 7. A implantação segues as diretrizes do processo de ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no cuidado de pessoas com sofrimento psíquico, relacionado ou não ao abuso de álcool e outras drogas. O hospital é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a expansão do serviço, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), beneficiará 16 municípios com um total de 496.804 habitantes.
Os leitos destinam-se à internação breve (temporária) dos pacientes de saúde mental, visando a estabilização do quadro clínico para posterior acompanhamento nos demais pontos de atenção da Rede, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família, entre outros. “Nesta sexta-feira, o Hospital das Clínicas de Bragança fará aniversário e na mehor para comemorar a data que entregar esse novos leitos de atenção psicossocial à população da Região do Caetés. Essa expansão está prevista no Plano Estadual da Rede de Atenção Psicossocial, que entre outros objetivos busca a ampliação dos pontos de atenção, assim como a descentralização do cuidado nas 13 Regiões de Saúde do estado”, disse Marilda Couto, coordenadora de Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.
O apoio da Sespa se dá por meio da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (DPAIS) e da Coordenação Estadual de Saúde Mental, responsável pela Política de Saúde Mental e pela Reforma Psiquiátrica no Estado, que extinguiu os hospitais psiquiátricos ou manicômios. “Os novos leitos devem ser inseridos em hospitais gerais. O evento que marca a implantação dos novos leitos terá a presença de autoridades do município, Estado, agentes de controle social e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).