Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
XXIX BRAZIL OPEN
English Version

Talentos paraenses do taekwondo levam o Estado do Pará ao pódio nacional

Atletas conquistaram três medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze, em competição realizada no Paraná

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
08/10/2025 16h04

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), atletas paraenses brilharam no XXIX Brazil Open Taekwondo Championship 2025, conquistando três medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze. 
 
O evento foi realizado entre os dias 4 e 5 de outubro, em Pontal do Paraná (PR),  organizado pela Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), válido para o ranking nacional, e reuniu atletas de todo o país em disputas de altíssimo nível técnico.
 
O secretário da Seel, Cássio Andrade, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará, no âmbito esportivo. “O Governo do Pará tem investido de forma contínua no esporte, aos nossos atletas, investindo em cidadania, educação e oportunidade”, disse o secretário. 
 
Representando o Pará, com o apoio do Governo e da Seel, os atletas Vitória Andrade, Leonardo Alves e Isadora dos Anjos garantiram resultados expressivos nas seguintes categorias:
 
Vitória Andrade (17 anos) – categoria juvenil até 55 kg – medalha de ouro;
 
Leonardo Alves (18 anos) – categoria adulto até 54 kg – medalha de ouro;
 
Isadora dos Anjos (14 anos) – categoria cadete até 47 kg – medalha de bronze.

As conquistas refletem não apenas o talento dos atletas, mas também o resultado de um trabalho de base que vem sendo fortalecido no Estado. Para o Orlando dos Anjos, pai e treinador da atleta medalhista de bronze Isadora dos Anjos, o apoio da Seel tem sido decisivo para transformar sonhos em resultados concretos.

“O que o Governo do Pará e a Seel vêm fazendo em prol do esporte, tanto amador quanto profissional, é muito válido. Com esse apoio, conseguimos planejar, sonhar e concretizar o que é pensado pelas famílias, pelos atletas e pelos treinadores”, afirmou.
 
Com apenas 17 anos, a medalhista de ouro Vitória Andrade mostrou maturidade e técnica ao conquistar o bronze em sua nova categoria. A atleta reconheceu os desafios da competição, mas também a alegria de representar o Pará em um torneio de destaque nacional.
 
“Foi uma sensação de felicidade enorme saber que estamos representando nosso Estado em uma competição tão importante. O apoio da Seel é essencial, porque incentiva atletas de diversas classes sociais, inclusive os de baixa renda, a alcançarem resultados promissores no esporte”, disse Vitória.
 
Os atletas se preparam para o próximo desafio: a Copa do Brasil de Taekwondo, no período de 19 a 23 de novembro no Rio Grande do Sul, uma das principais competições do calendário nacional.
 
Texto: Pedro Moraes, com supervisão de Jessé Lima - Ascom/Seel