Agricultores familiares vendem produtos durante feira em Monte Alegre
Como na primeira edição, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) participa, a partir desta quinta-feira, 6, até o próximo sábado, 8, em Monte Alegre, no oeste do Pará, da II Feira da Produção Familiar. Por meio de seus escritórios, regional do Médio Amazonas e local de Monte Alegre, o evento visa divulgar e comercializar produtos da agricultura familiar, além de estimular a cultura e gastronomia local e regional.
O tema central da feira é “Solos: proteção, sustentabilidade, fonte de vida e trabalho”, e tem o objetivo de oportunizar exposições e vendas de produtos como: hortifruti, derivados do leite, artesanato, derivados da mandioca, plantas medicinais e ornamentais.
O supervisor do escritório regional do Médio Amazonas, Francisco Carlos Carvalho de Lima, destaca que a iniciativa “reforça a importância da agricultura familiar no contexto do desenvolvimento municipal”, e que acontece, “porque é feito por pessoas, oriundos de assistência técnica e apoiados por financiamentos rurais intermediados pela Emater”. Em Monte Alegre, a Emater atende 1.500 famílias de agricultores nas comunidades rurais, que têm como base da economia a pecuária de corte e a fruticultura, com destaque para o cultivo da banana, mamão havaí, maracujá e limão tahiti.
A Feira da Produção Familiar contará ainda com várias atrações culturais e oficinas temáticas, como manipulação de alimentos, purificação da água, produção de arranjos florais e a arte em flores e folhas.
Santarém - A 7ª Feira da Produção Familiar, que tem em sua programação a Feira Flor Santarém, organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), dentro da 38ª Exposição Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas, ocorre desde o dia 1º e vai até o próximo domingo, 9, no parque de exposições em Santarém, oeste do Pará, somando atividades e variedades de produtos em sua programação ofertada ao público visitante.
O escritório local de Santarém encontra-se no evento com dois plantonistas presentes ao estande, respondendo questões dos visitantes acerca da atuação da Emater local. Esta estrutura orienta aproximadamente 5.000 famílias, em área de atuação voltada ao planalto santareno, nos eixos das principais estradas (Santarém Curuá-Una, Santarém-Cuiabá e Santarém-Alter do Chão), nas regiões do Ituqui, e Santarém-Miri, e ainda na região das várzeas (Aritapera, Ituqui, Tapará e Urucurituba).
A Emater também informa sobre acesso aos créditos rurais, no qual o Pronaf tem sido a linha de financiamento mais utilizada, acesso aos bancos, e na viabilização de emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outras atividades.