Governo do Pará entrega Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, novo marco para o transporte fluvial e o turismo em Belém
Equipamento moderniza o acesso às ilhas, garante mais segurança e conforto aos passageiros e reforça a rota turística de cruzeiros em Belém

O governador Helder Barbalho entregou, na manhã desta quarta-feira (8), o novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, em Belém, no mesmo dia em que o distrito completa aniversário de fundação. Conhecido como Vila Sorriso, Icoaraci ganha um equipamento moderno e acessível, que será referência no transporte fluvial e no fortalecimento do turismo local.
Com capacidade para realizar 2 mil embarques e desembarques por dia e ancorar até 10 embarcações simultaneamente, o terminal beneficiará mais de 10 mil moradores das ilhas próximas, principalmente Cotijuba, uma das principais rotas turísticas da região.
A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, do deputado federal José Priante, do presidente da Alepa, deputado Chicão, do prefeito de Belém, Igor Normando, e do presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Hilton Aguiar.

Integração e desenvolvimento - Durante a inauguração, o governador Helder Barbalho destacou o simbolismo da entrega no aniversário de Icoaraci e o impacto do terminal para a mobilidade e o turismo da capital paraense.
“Hoje, no dia do aniversário de Icoaraci, nós temos o privilégio de inaugurar este terminal hidroviário, fruto de uma parceria do Governo do Estado com o mandato do deputado José Priante, por meio de emenda parlamentar junto ao Governo Federal, e com a Prefeitura de Belém. Todos nós, juntos, entregamos este espaço necessário para uma cidade que dialoga com os rios, com as ilhas e com a produção ribeirinha. Agora, as pessoas terão um local digno, acessível e com respeito ao usuário do transporte hidroviário”, afirmou o governador.

Helder Barbalho também ressaltou que o novo terminal será essencial para o fortalecimento da logística turística da capital, especialmente com a chegada de novos cruzeiros internacionais.
“Este terminal colabora fortemente para que possamos estruturar a logística turística de Icoaraci e de Belém. Já temos transatlânticos previstos ainda este ano, que usarão este espaço para aportar na cidade e viver a experiência de conhecer Belém neste momento de visibilidade nacional e internacional que o Estado conquista”, completou o governador.

Modernidade, conforto e acessibilidade
O novo terminal conta com 650 m² de área construída, com guichês de passagens, banheiros, lojas e restaurantes, além de 350 m² de área operacional, com passarela coberta e flutuantes modernos para o embarque e desembarque de passageiros. O espaço foi planejado para garantir acessibilidade, conforto e segurança, substituindo o antigo trapiche improvisado, que já não atendia à demanda crescente da região.

O presidente da CPH, Hilton Aguiar, destacou o papel do novo equipamento para o cotidiano da população. “Hoje é um dia importante para a comunidade de Icoaraci e das ilhas. Este terminal vai atender a demanda de Cotijuba e de todas as ilhas próximas, oferecendo mais segurança, conforto e qualidade no transporte. É um grande ganho para a região”, afirmou.
Moradora do distrito há mais de 20 anos, a pedagoga Edicéia Farias comemorou a entrega do novo espaço. “É um presente que Icoaraci está ganhando do Governo do Estado. Nós, moradores, estamos muito felizes, porque esse terminal vai beneficiar toda a população e também valorizar a orla de Icoaraci, que é um ponto turístico. É uma conquista para todos”, disse.