Estação das Docas divulga programação gratuita do Projeto Círio na Estação 2025
Iniciativa reúne grupos folclóricos em uma edição especial do projeto Pôr do Som, bois, orquestra e bandas locais, no Anfiteatro São Pedro Nolasco

A quadra nazarena iniciou em Belém, trazendo a efervescência cultural, os sabores, os símbolos e o encantamento que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré proporciona para todos que vivenciam esse período. A Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, com apoio da Vale, promove nos dias 9,10,11 e 12 de outubro de 2025, ampla programação musical gratuita, dentro do projeto Círio na Estação.
CÍRIO NA ESTAÇÃO
As programações iniciaram no dia 27 de setembro de 2025, com a chegada da Corda Oficial do Círio 2025. Um dos principais símbolos da fé ficará em exibição até às 15h, do dia 11 de outubro, no Armazém 1. A exposição é uma correalização da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, e das Diretorias da Festa de Nazaré, Arraial e Decoração, com apoio do Governo do Estado.

O complexo, que é uma das principais janelas para artistas locais, receberá uma extensa programação cultural reunindo grupos folclóricos em uma edição especial do projeto Pôr do Som, bois, orquestra e bandas locais, diretamente do palco montado no Anfiteatro São Pedro Nolasco. Toda a programação é gratuita.
Para Ruan Rocha, diretor-presidente da Organização Social Pará 2000, responsável pela gestão da Estação, a proposta é unir fé, cultura e turismo. “O Círio é um dos maiores símbolos da nossa identidade e tradição, e a Estação das Docas se tornou um dos pontos centrais dessa celebração. Aqui, Nossa Senhora de Nazaré passa em três momentos marcantes da festa: no Círio Fluvial, na Trasladação e na grande procissão de domingo, abençoando milhares de fiéis e acolhendo os turistas que vêm viver essa experiência única. Por isso, fazemos questão de oferecer uma programação cultural diversificada, que valoriza nossa arte e fortalece ainda mais o espírito da festividade”, destacou.

Com mais de 40 anos de atuação na Amazônia, há mais de 20 a Vale patrocina o Círio oficial e outras iniciativas que fazem do mês de outubro ainda mais especial para o paraense. “Neste momento tão especial da cultura paraense, a Vale é novamente parceira do "Círio na Estação": uma programação diferenciada que destaca e fortalece os talentos da região, levando música para todos os visitantes deste cartão-postal emblemático de Belém", destaca Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
A programação começa na quinta-feira, 9 de outubro, com uma noite dedicada às tradições culturais paraenses. O público poderá acompanhar a apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, seguido do Boi Veludinho. Encerrando a noite, o cantor Markinho Duran sobe ao palco com muito ritmo e animação.

Na sexta-feira, 10 de outubro, a Estação recebe uma mistura de ritmos. A abertura fica por conta do Grupo regional Iaçá Luterana, seguida da energia contagiante da Banda Reggaetown. O Boi Veludinho retorna à programação e a noite se encerra ao som da Banda Orlando Pereira.
O sábado, 11 de outubro, será marcado pela música instrumental. Logo às 9h da manhã, a Banda Sinfônica Vale Música se apresenta no complexo, embalando o público que aguarda a chegada da Romaria Fluvial.

Já no domingo do Círio, 12 de outubro, as apresentações começam no final da tarde com o Grupo Mururé. Na sequência, o Boi Veludinho retorna acompanhado de animação infantil, em alusão ao Dia das Crianças. Para fechar a programação cultural, a Banda Fruto Sensual promete um show especial com ritmos amazônicos.
FUNCIONAMENTO
No sábado do Círio Fluvial (11), a Estação antecipa a abertura para as 6h da manhã e encerra às 15h. Já no domingo do Círio (12) a abertura será após a procissão, às 11h30, com funcionamento até a meia-noite. Na segunda-feira (13), o horário volta a ser das 10h à meia-noite.

Programação Círio 2025 na Estação das Docas
09/10 (quinta-feira)
17h às 18h30 – Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Pôr do Som Especial
18h30 às 19h30 – Boi Veludinho
20h às 22h – Markinho Duran
10/10 (sexta-feira)
17h às 18h – Grupo Iaçá – Pôr do Som Especial
19h às 20h30 – Banda Reggaetown
20h30 às 21h30 – Boi Veludinho
21h30 às 23h – Banda Orlando Pereira
11/10 (sábado)
9h – Banda Sinfônica Vale Música
12/10 (domingo)
17h às 18h30 – Grupo Mururé – Pôr do Som Especial
18h30 às 20h30 – Boi Veludinho e Animação Infantil
20h30 às 22h – Banda Fruto Sensual
O Círio na Estação 2025 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Organização Social Pará 2000, com o apoio da Vale.
Texto de Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000