Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estação das Docas divulga programação gratuita do Projeto Círio na Estação 2025

Iniciativa reúne grupos folclóricos em uma edição especial do projeto Pôr do Som, bois, orquestra e bandas locais, no Anfiteatro São Pedro Nolasco

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
07/10/2025 10h03
Boi Veludinho anima a programação nos dias 9, 10 e 12 de outubro na Estação das Docas, na orla da Baía do Guajará, em Belém

A quadra nazarena iniciou em Belém, trazendo a efervescência cultural, os sabores, os símbolos e o encantamento que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré proporciona para todos que vivenciam esse período. A Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, com apoio da Vale, promove nos dias 9,10,11 e 12 de outubro de 2025, ampla programação musical gratuita, dentro do projeto Círio na Estação. 

CÍRIO NA ESTAÇÃO

As programações iniciaram no dia 27 de setembro de 2025, com a chegada da Corda Oficial do Círio 2025. Um dos principais símbolos da fé ficará em exibição até às 15h, do dia 11 de outubro, no Armazém 1. A exposição é uma correalização da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, e das Diretorias da Festa de Nazaré, Arraial e Decoração, com apoio do Governo do Estado.

Grupo Regional Frutos do Pará abre a programação com o Pôr do Som especial de Círio nesta quinta-feira (9)

O complexo, que é uma das principais janelas para artistas locais, receberá uma extensa programação cultural reunindo grupos folclóricos em uma edição especial do projeto Pôr do Som, bois, orquestra e bandas locais, diretamente do palco montado no Anfiteatro São Pedro Nolasco. Toda a programação é gratuita.

Para Ruan Rocha, diretor-presidente da Organização Social Pará 2000, responsável pela gestão da Estação, a proposta é unir fé, cultura e turismo. “O Círio é um dos maiores símbolos da nossa identidade e tradição, e a Estação das Docas se tornou um dos pontos centrais dessa celebração. Aqui, Nossa Senhora de Nazaré passa em três momentos marcantes da festa: no Círio Fluvial, na Trasladação e na grande procissão de domingo, abençoando milhares de fiéis e acolhendo os turistas que vêm viver essa experiência única. Por isso, fazemos questão de oferecer uma programação cultural diversificada, que valoriza nossa arte e fortalece ainda mais o espírito da festividade”, destacou.

Grupo Iaça Luterana se apresenta no Pôr do Som especial de Círio na sexta-feira (10)

Com mais de 40 anos de atuação na Amazônia, há mais de 20 a Vale patrocina o Círio oficial e outras iniciativas que fazem do mês de outubro ainda mais especial para o paraense. “Neste momento tão especial da cultura paraense, a Vale é novamente parceira do "Círio na Estação": uma programação diferenciada que destaca e fortalece os talentos da região, levando música para todos os visitantes deste cartão-postal emblemático de Belém", destaca Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

A programação começa na quinta-feira, 9 de outubro, com uma noite dedicada às tradições culturais paraenses. O público poderá acompanhar a apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, seguido do Boi Veludinho. Encerrando a noite, o cantor Markinho Duran sobe ao palco com muito ritmo e animação.

A Banda Orlando Pereira sobe ao palco na sexta-feira (10)

Na sexta-feira, 10 de outubro, a Estação recebe uma mistura de ritmos. A abertura fica por conta do Grupo regional Iaçá Luterana, seguida da energia contagiante da Banda Reggaetown. O Boi Veludinho retorna à programação e a noite se encerra ao som da Banda Orlando Pereira.

O sábado, 11 de outubro, será marcado pela música instrumental. Logo às 9h da manhã, a Banda Sinfônica Vale Música se apresenta no complexo, embalando o público que aguarda a chegada da Romaria Fluvial.

Grupo Mururé participará do Pôr do Som especial de Círio no domingo (12)

Já no domingo do Círio, 12 de outubro, as apresentações começam no final da tarde com o Grupo Mururé. Na sequência, o Boi Veludinho retorna acompanhado de animação infantil, em alusão ao Dia das Crianças. Para fechar a programação cultural, a Banda Fruto Sensual promete um show especial com ritmos amazônicos.

FUNCIONAMENTO

No sábado do Círio Fluvial (11), a Estação antecipa a abertura para as 6h da manhã e encerra às 15h. Já no domingo do Círio (12) a abertura será após a procissão, às 11h30, com funcionamento até a meia-noite. Na segunda-feira (13), o horário volta a ser das 10h à meia-noite.

Na sexta (10) a programação terá a energia contagiante da Banda Reggaetown

Programação Círio 2025 na Estação das Docas
09/10 (quinta-feira)
 17h às 18h30 – Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Pôr do Som Especial
 18h30 às 19h30 – Boi Veludinho
 20h às 22h – Markinho Duran

10/10 (sexta-feira)
 17h às 18h – Grupo Iaçá – Pôr do Som Especial
 19h às 20h30 – Banda Reggaetown
 20h30 às 21h30 – Boi Veludinho
 21h30 às 23h – Banda Orlando Pereira

11/10 (sábado)
 9h – Banda Sinfônica Vale Música

12/10 (domingo)
 17h às 18h30 – Grupo Mururé – Pôr do Som Especial
 18h30 às 20h30 – Boi Veludinho e Animação Infantil
 20h30 às 22h – Banda Fruto Sensual

O Círio na Estação 2025 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Organização Social Pará 2000, com o apoio da Vale.

Texto de Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000