Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSERVAÇÃO
English Version

Semana de Proteção da Fauna celebra o Projeto de Reintrodução de Ararajubas no Parque Estadual do Utinga

A programação foi aberta com uma palestra para alunos da Escola Estadual Visconde de Souza Franco

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
06/10/2025 17h22

O Parque Estadual do Utinga recebeu diversas ações alusivas à Semana de Proteção da Fauna e ao Dia da Ave. A programação, realizada nos dias 3 e 5 de outubro, foi uma iniciativa do Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas, liderado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a Fundação Lymington. Há oitos anos, o projeto funciona no parque e tem se consolidado como uma das mais importantes iniciativas de conservação da fauna amazônica.

A programação foi aberta com uma palestra para alunos da Escola Estadual Visconde de Souza Franco. Na ocasião, a analista ambiental do Ideflor-Bio, Géssica Fernandes, ministrou a palestra “Abelhas e alimentos: a conexão invisível que sustenta a vida”, abordando o papel essencial desses insetos na polinização e na produção de alimentos. 

Em seguida, a também analista ambiental, Ana Carla Souza, apresentou a palestra “Animais Silvestres: a importância para a floresta”, destacando a relação entre fauna e equilíbrio ecológico. A manhã foi encerrada com uma dinâmica de educação ambiental, voltada à conscientização sobre o papel de cada cidadão na proteção da natureza.

Aprendizagem - A professora Petronila, que acompanhou a turma, destacou o valor da experiência para a formação dos alunos. “Nós trouxemos os nossos estudantes aqui no Parque Estadual do Utinga para fazer a visitação no Projeto Ararajubas. Foi muito importante, porque eles puderam vivenciar esse momento e, por coincidência, observar as aves reunidas, livres, o que é uma grande vitória para o nosso ambiente. Essa vivência desperta o sentimento de pertencimento, de valorização e de reconhecimento do nosso parque e da Amazônia”, afirmou.

As estudantes Manoela e Marina compartilharam suas impressões sobre a visita. “Eu gostei muito do fato de que estão tentando repovoar as ararajubas. Eu acho elas muito bonitas e fiquei emocionada quando as vi pela primeira vez. Foi um momento muito especial”, contou Manoela. Já Marina destacou o aprendizado proporcionado pela atividade: “O que eu mais gostei foi conhecer as aves, porque eu não sabia da existência delas. Saber que estavam ameaçadas e estão sendo reintroduzidas é muito importante, é uma forma de conscientização sobre o direito dos animais de viverem livres na natureza”, disse.

As ações prosseguiram no domingo (5), com atividades de sensibilização e educação ambiental com o público que passou pelo Parque Estadual do Utinga.  A inovação também teve destaque com a apresentação do totem digital “Ararajuba Tá On”, uma ferramenta interativa que permite aos visitantes conhecerem mais sobre a fauna e flora da Amazônia de maneira lúdica e informativa. 

Resgate da Fauna - O Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas tem como objetivo fortalecer a população da espécie Guaruba guarouba, endêmica da Amazônia e ameaçada de extinção. A iniciativa é executada pelo Ideflor-Bio, em parceria com a Fundação Lymington, e integra o conjunto de ações prioritárias do governo do Pará voltadas à conservação da biodiversidade. Dentro do Parque Estadual do Utinga, o projeto alia ciência, manejo e educação ambiental, tornando-se uma referência na recuperação de espécies nativas.

Para a gerente de Biodiversidade do Ideflor-Bio, Mônica Furtado, a Semana de Proteção da Fauna reforça a importância da integração entre conservação e sensibilização social. “O Parque Estadual do Utinga é um espaço vivo de aprendizado e reconexão com a natureza. O Projeto de Reintrodução das Ararajubas simboliza o compromisso do Ideflor-Bio com a proteção da nossa fauna e o envolvimento da sociedade nesse processo. Ver os estudantes encantados com as aves é uma forma de inspirar novas gerações para a causa ambiental”, afirmou.

Mônica ressaltou, ainda, que as comemorações pela Semana de Proteção da Fauna e o Dia da Ave deixaram uma mensagem de esperança e responsabilidade ambiental. “Entre revoadas de ararajubas e sorrisos de estudantes, nossa programação reafirmou o papel do Ideflor-Bio na promoção da conservação e na valorização da vida silvestre, fortalecendo o compromisso do Pará com a proteção da Amazônia e de suas espécies”, completou.