Projeto de sustentabilidade do Pronto-Socorro Estadual promove reaproveitamento de alimentos na unidade de saúde
Hospital promove nas sextas-feiras, o reaproveitamento consciente de alimentos, por meio da oferta de preparações saudáveis, nutritivas e funcionais

No início da tarde desta sexta-feira (03), os pacientes e acompanhantes das unidades de internação e UTIs do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, receberam uma sobremesa especial, preparada com o reaproveitamento de bananas maduras, usadas na preparação do mousse servido com chocolate com concentração de 80% de cacau.
A iniciativa faz parte do projeto da Comissão de Sustentabilidade, "Sexta Verde: Cozinha Criativa e Sustentável", que em parceria com o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), e com a Comissão de Humanização (CH), promove nas sextas-feiras, o reaproveitamento consciente de alimentos, por meio da oferta de preparações saudáveis, nutritivas e funcionais, que são elaboradas a partir de partes usualmente descartadas, como cascas, sementes e sobras aproveitáveis de frutas e vegetais.

De acordo com a responsável técnica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do PSRM, Michele Carneiro, os benefícios desses alimentos para pacientes e colaboradores, são inúmeros, já que nas cascas das frutas e dos legumes existem várias vitaminas e minerais.
‘É muito importante, principalmente para o nosso usuário, que já chega aqui no hospital, muitas vezes, debilitado, dependendo da sua patologia, esse tipo de alimentação, pois as preparações, que são ricas em vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina E, ferro, cálcio e sais minerais, ajudam recuperar o seu estado nutricional”, destacou a nutricionista.
O paciente da Unidade de Internação Adulto, Francisco Carlos da Paixão, 60 anos, morador do bairro do Paar, em Ananindeua, recebeu a sobremesa de mousse de banana com chocolate e se mostrou satisfeito com a novidade. “Achei muito bom poder comer algo diferente no hospital. Não imaginei que fosse receber uma sobremesa com chocolate. Espero não estar internado na próxima sexta-feira, mas se eu estiver, tragam novamente essas coisas gostosas e saudáveis para mim”, disse o paciente.

Além da mousse servida hoje, entre as preparações ofertadas desde o início do projeto, em junho deste ano de 2025, estão as farofas de banana e da casca da fruta, sucos de talos de couve e da casca de abacaxi, suco da semente do melão e da casca da cenoura e da laranja.
Estima-se que cerca de um terço de toda a comida produzida no mundo seja descartada. A informação da Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que o desperdício de alimentos representa um dos maiores desafios globais em termos ambientais, sociais e econômicos.
Segundo a presidente da Comissão de Sustentabilidade, engenheira ambiental Rayane Pereira, no ambiente hospitalar, essa questão ganha contornos ainda mais delicados, pois impacta tanto na sustentabilidade da instituição quanto na qualidade das práticas assistenciais. Ela reforça que o reaproveitamento de alimentos de forma saudável e sustentável é fundamental para a construção da cultura de sustentabilidade no hospital.
“Quando reduzimos o desperdício de alimentos, não estamos apenas cuidando do meio ambiente, mas também fortalecendo a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Cada alimento que deixamos de descartar significa menos resíduos, menos emissão de gases e um uso mais responsável da água e da energia. É uma atitude simples, mas que mostra como a sustentabilidade também faz parte do cuidado com as pessoas. As preparações, que também são destinadas aos colaboradores do hospital, reforça o cuidado institucional por meio de uma oferta simbólica de acolhimento, saúde e educação ambiental”, pontua Rayane Pereira.
“O projeto visa promover a valorização integral dos alimentos e o combate ao desperdício com o reaproveitamento, unindo os princípios da alimentação saudável, da humanização do cuidado e da sustentabilidade ambiental, atuando de forma transversal nessas três frentes, valoriza o alimento em sua totalidade, respeitando seu valor nutricional e funcional, alinhando - se às diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que propõe o acesso universal à alimentação saudável, adequada e sustentável como um direito de todos”, finaliza o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinicius Ribeiro Quadros.

Serviço: O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo está localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas para atendimento de urgência e emergência clínica. O Pronto-Socorro Estadual conta com serviços cirúrgicos das especialidades de cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.