Escola do Marajó integra tecnologia ao processo de aprendizagem e pontecializa estudos
O uso dos Chromebooks, entregues pelo Governo do Estado, inovam o método de ensino para estudantes e professores

O uso dos Chromebooks, entregues pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), tem possibilitado inovar e dar mais dinamismo às aulas da rede pública estadual. No arquipélago do Marajó, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gasparino Batista da Silva, localizada em Soure, tem utilizado o recurso tecnológico como estratégia pedagógica.
Com a proximidade da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os professores da unidade de ensino tem aplicado o equipamento de forma integrada aos componentes curriculares, promovendo aulas interativas que estimulam a leitura, escrita, interpretação de textos e o raciocínio lógico, com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar as competências e habilidades dos alunos.

Vinculada à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Cachoeira do Arari, o trabalho realizado pela gestão escolar conta com o apoio dos professores, diretores e toda a equipe da unidade de ensino que acredita no poder da inovação. Às vésperas do Saeb, a ferramenta tem garantido o suporte aos estudantes.
“Estamos preparando nossos estudantes para o Saeb, mas, acima de tudo, para a vida. A tecnologia é a ponte que conecta dedicação, conhecimento e conquistas”, ressalta a gestora escolar Odilea Barbosa.
No 9º ano do Ensino Fundamental, a professora Adrielle Spada trabalhou como os estudantes estão vivenciando novas formas de aprendizagem da Matemática. "O trabalho concentrou no estudo das planificações de sólidos geométricos, tema frequentemente considerado de difícil compreensão pelos alunos quando trabalhado apenas no livro ou no quadro, e ganhou uma nova perspetiva com a utilização da Geometria Dinâmica”, disse a professora.
Através do site GeoGebra, os estudantes puderam manipular e visualizar sólidos em três dimensões, acompanhando suas respectivas planificações e estabelecendo relações mais claras entre as formas espaciais e planas. Como parte da atividade, a professora também organizou testes interativos no Google Forms, que permitiram avaliar em tempo real o desempenho da turma e identificar avanços e dificuldades. Além disso, houve a integração com o Caderno de Atividade Complementar, garantindo a articulação entre o uso dos recursos digitais e os materiais didáticos estruturados pela rede, fortalecendo a consolidação dos objetos de conhecimento.

O trabalho realizado está relacionado ao descritor de Matemática da Matriz de Referência do SAEB, considerado um dos prioritários pela rede estadual. “Mais que uma ferramenta digital, a atividade contribui não somente para a compreensão prática e visual dos conceitos, mas também para o desenvolvimento das habilidades avaliadas em exames externos. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de se preparar melhor para o Saeb, ampliando suas competências e elevando o desempenho esperado da escola e da rede”, destaca a professora Adrielle.
A iniciativa reforça o compromisso da Escola Gasparino Batista da Silva com a qualidade da educação e a inovação, promovendo experiências que unem teoria, prática e tecnologia. O uso consciente dos Chromebooks e das plataformas digitais têm despertado maior engajamento dos alunos, aproximando o estudo da Matemática de maneira mais interativa e significativa.
Para o aluno Gabriel Cruz, a nova experiência proporcionou a oportunidade de acesso a este tipo de tecnologia fora da escola. “Eu achei importante para despertar o nosso interesse para fora da sala de aula e fazer a escola subir a nota. A professora ensina sobre o manuseio do Chromebook como as figuras são montadas, bem legal para distrair. Além disso, a gente viu a nossa nota do teste na mesma hora, isso é ótimo”, ponderou Gabriel.