Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO
English Version

Curso de instalador hidráulico realizado pela Cosanpa capacita moradores de Alter do Chão

A iniciativa busca ampliar as possibilidades de trabalho, geração de renda e desenvolvimento social em Alter do Chão. 

Por Flávia Araújo (COSANPA)
03/10/2025 15h39

Morador da vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, na região Oeste do Estado, Renildo Martins conhece de perto os desafios da comunidade. Trabalhando como vigilante, ele sempre buscou formas de ampliar seus conhecimentos e conquistar novas oportunidades. Ele viu a chance de transformar sua rotina e investir no futuro ao se inscrever no curso gratuito de instalador hidráulico, oferecido pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

“Pra mim foi um ótimo curso, muito aprendizado. O professor, bastante qualificado, e aprendemos muito. Agora é só colocar em prática tudo o que vimos e fazer um trabalho com excelência. Com tudo o que aprendi, vou poder executar serviços com precisão e qualidade, o que vai me ajudar no dia a dia e também abre portas para novas oportunidades de emprego”, contou Renildo.

O curso de instalador hidráulico teve como objetivo capacitar moradores da comunidade para atuar em sistemas hidráulicos de obras residenciais, comerciais e industriais. A iniciativa busca ampliar as possibilidades de trabalho, geração de renda e desenvolvimento social em Alter do Chão. 

Durante as aulas, os participantes ainda realizaram uma visita técnica ao canteiro de obras da Companhia, onde puderam conhecer de perto toda a estrutura do lugar, além de equipamentos e tubulações. 

A capacitação foi concluída com a entrega de certificados aos 20 participantes. Segundo a assistente técnica do Social da Cosanpa, Gracilene Almeida, a avaliação dos alunos foi bastante positiva. “O curso foi ótimo, os alunos destacaram que essa capacitação veio suprir uma necessidade da comunidade, e todos agradeceram à Cosanpa por essa oportunidade”, frisou. 

Texto: Meliny Campos-Ascom/Cosanpa