CIIR promove atividades educativas que reforçam a importância de abelhas nativas para a sustentabilidade
Programação alusiva ao Dia Nacional da Abelha reuniu usuários e familiares em oficina sustentável e sessão de cinema

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou atividades educativas de conscientização sobre a importância de abelhas nativas (sem ferrão) para o ecossistema e para a produção de alimentos. A ação de educação ambiental ocorreu nesta sexta-feira (3), organizada pela equipe de Recreação do setor de Arte e Cultura para usuários e acompanhantes.
As atividades também serviram para celebrar o Dia Nacional da Abelha, comemorado em 3 de outubro. Entre as ações, a oficina de brinquedo sustentável em formato de abelha, conduzida pelos recreadores Hellayne Sousa, Luã Tavares e Nathalia Nanci Caldas, estimulou a criatividade dos participantes. Segundo Hellayne, a atividade buscou destacar a importância da preservação ambiental.
“Foi muito bonito ver o interesse das crianças e dos acompanhantes. Eles aprenderam brincando, mas também refletiram sobre o papel das abelhas na polinização, que é fundamental para a nossa vida e para a produção de alimentos. Essa consciência, quando começa cedo, faz toda a diferença para o futuro”, afirmou a recreadora.

Benefícios ambientais e sociais - A experiência impactou positivamente as famílias. Ádria Silva, 56 anos, avó da usuária Luna Antonela, 7 anos, avaliou a atividade como enriquecedora. Para ela, além da consciência ambiental, o momento favoreceu a interação social da neta.
“Quando vem ao CIIR, ela conhece outros amiguinhos, se sente feliz e motivada. Então essa atividade está sendo ótima”, disse.
Luna também reforçou o entusiasmo: “Achei muito legal a oficina de ‘fazer abelha’. A experiência atendeu minhas expectativas de forma prática, divertida e sustentável, porque aprendi sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e sobre conscientização ambiental”, afirmou a usuária.
A programação incluiu a exibição do filme "A História de uma Abelha", no auditório da instituição, além de uma visita guiada ao meliponário do CIIR com os usuários, em um espaço dedicado à preservação e ao manejo de abelhas sem ferrão.

Presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Denise Morais refletiu sobre as vivências alusivas à data e ressaltou que o Brasil possui mais de 1.500 espécies de abelhas nativas, fundamentais para a agricultura e para a produtividade de diversas culturas. Ela explicou que o meliponário mantido pelo CIIR serve para conservar essas espécies e demonstrar seu papel essencial na polinização da flora nativa, contribuindo tanto para a produção de alimentos quanto para a manutenção da biodiversidade vegetal.
“Com essas ações, nosso objetivo é sensibilizar e conscientizar os nossos profissionais, usuários, acompanhantes, visitantes e a comunidade externa sobre a preservação ambiental”, destacou Denise.
O conjunto de atividades reforça o compromisso do CIIR em aliar saúde, educação ambiental e sustentabilidade. O meliponário da instituição funciona como espaço de preservação e sensibilização, aproximando a comunidade dos temas ambientais e despertando olhares para a proteção da biodiversidade.

Referência em reabilitação - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.
Texto: Tarcísio Barbosa (Ascom/CIIR)