Fundação Santa Casa e Seduc comemoram Dia das Crianças em classe hospitalar
Atividades recreativas envolveram pacientes da área pediátrica
A Fundação Santa Casa antecipou, nesta sexta-feira (3), a comemoração do Dia das Crianças, data celebrada sempre em 12 de outubro. O Hospital promoveu um momento recreativo, envolvendo os pacientes da área pediátrica. As meninas e meninos receberam presentes e se divertiram.
Zadiel Araújo, servidor público de Igarapé Miri, nordeste do Pará, acompanha o filho Marcus Vicent, de sete anos, que se recupera de uma cirurgia esofágica, após sofrer um acidente doméstico. “Ação como essa é extremamente importante por conta que o hospital tem uma característica de confinamento e essas dinâmicas, principalmente a dinâmica lúdica, tem uma importância significativa na vida da criança", disse Zadiel.
"Grande parte da vida da criança é vivida no lúdico, mesmo quando está em casa ou na escola, então trazer e proporcionar às crianças esse tipo de acolhimento é importante para a descontração, para a alegria da criança”, acrescentou o pai de Marcus Vicente.
Sirlene Melo, psicopedagoga, coordenadora da Classe Hospitalar da Seduc na Santa Casa, destaca que educação e saúde são os dois maiores pilares da vida de um ser humano. “E o trabalho da classe hospitalar, é um trabalho cheio de desafios, porque vem esse profissional da educação, que é lotado pela Seduc, e ele vem fazer esse trabalho dentro do leito, dentro do hospital. Nossos alunos, são alfabetizados de acordo com o ano-série deles. E tem o resultado no final do ano como se fosse um aluno que tivesse na escola”.
“Essa atividade de hoje é uma homenagem pelo Dia das Crianças. Dentro da nossa programação do ano todo, a gente tem várias programações. E essa do Dia da Criança, nós antecipamos, por conta do calendário atípico por conta da COP30, e dia 12 de dezembro nós vamos fazer também o nosso Natal, que é uma festa linda. Fica para a história esse Natal e o Dia das Crianças também”, afirmou Sirlene.
Reconhecimento - A diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa do Pará, Norma Assunção, observa que o trabalho da classe hospitalar é fundamental. “É o direito da criança à educação e à saúde. E dentro da instituição hospitalar, você garante a continuidade do ensino para essa criança, assim como motiva, tira um pouquinho da realidade do sofrimento, né? E facilita o convívio entre elas, então com certeza isso traz um outro ar, um outro olhar para essa criança dentro daquele momento difícil em que ela está passando internada na instituição”.
“O acompanhamento da educação no hospital funciona em várias áreas. Facilitando realmente o aprendizado das crianças. Então é importante que a instituição tenha esse olhar para a educação e esse termo de cooperação entre a Seduc e a Santa Casa é fundamental para garantir isso”, disse a diretora.
Rosilene Gonçalves, pedagoga da Coordenação de Ensino da Fundação Santa Casa, relata que a parceria entre a Seduc e a Santa Casa é extremamente importante. “Através dessa parceria é possível garantir o atendimento educacional formal para as nossas crianças que estão hospitalizadas. O convênio de cooperação técnica entre a Santa Casa e a Seduc existe desde 2009 e através deste convênio a Secretaria de Educação lota professores em nosso hospital para que as crianças que aqui estão internadas possam continuar os seus estudos concomitantemente ao tratamento de saúde”.
“Hoje foi um momento de celebrar o Dia das Crianças, por conta do mês de outubro que é um mês que desenvolvemos projetos relacionados às crianças. É um momento de celebrar com elas através de atividades lúdicas, de brincadeiras, com a presença de palhaços, de bonecas, envolvendo as crianças para celebrar o Dia delas. Além disso, contamos também com a distribuição de mais de 60 presentes para todas as nossas crianças que estão internadas na unidade de pediatria”. Pontua Rosilene.
Na Santa Casa, as comemorações pelo Dia das Crianças seguem, nos próximos dias, em outras áreas do hospital como o Espaço Acolher e a Enfermaria de Hemodiálise Pediátrica.