Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECURSOS HUMANOS

Manual vai padronizar a gestão de pessoas nos órgãos estaduais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/08/2015 16h41

As secretárias adjuntas de Administração do Estado, Ruth Pina e Edilena Rocha, reuniram nesta sexta-feira, 07, com profissionais da área de Recursos Humanos dos 70 órgãos estaduais, dentre secretarias, autarquias e fundações, para apresentar a primeira edição do “Manual de práticas gerenciais de gestão de pessoas”, aprovado pela Portaria GS/SEAD Nº 253/2015, publicada no Diário Oficial do Estado de 30/04/2015. 

O manual tem por objetivo orientar e padronizar a execução das atividades voltadas a gestão de pessoal nos órgãos estaduais, especialmente no que diz respeito a conceito, fundamentação legal, requisitos e informações gerais. O material foi elaborado pela Diretoria de Desenvolvimento Organizacional e Governança Pública (DDG) em parceria com o Núcleo Jurídico de Gestão de Pessoas (NUJU/GP) e a Diretoria de Administração e Finanças (DAF). 

De acordo com a secretária adjunta de gestão de pessoas, Ruth Pina, o foco é unificar os procedimentos. “Nós enquanto SEAD, órgão gestor de Recursos Humanos, temos muita dificuldade de alcançar a unicidade de procedimentos, já que são 70 órgãos para gerir. Muitas vezes nos deparamos com uma diversidade de entendimento a cada assunto, e nós precisamos buscar um entendimento único para facilitar o nosso trabalho. Ao alcançarmos esse objetivo, o andamento das tramitações será muito mais rápido, com muito mais eficiência” explicou. 

A titular da DDG, Maria Bernadete Dela Flora, enfatizou a importância da contribuição dos órgãos para que o material seja finalizado. “Hoje apresentamos o Manual para os coordenadores das Unidades de Gestão de Pessoas dos diversos órgãos e entidades, solicitando que sejam observadas a documentação, procedimentos e base legal  dos principais direitos dos servidores, para assim contribuir com o andamento dos processos internos. Informamos que os demais assuntos sobre a área serão divulgados na próxima edição do Manual e que a SEAD está aberta a sugestões para aprimoramento do material” disse.

A gerente de RH da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Regina Bayma, elogiou a elaboração e explanação do material. “A Secretaria de Administração, mais uma vez, está de parabéns! Eu, enquanto gerente de RH da Secretaria de Justiça, vejo a Sead sempre nos apoiando, sempre empenhada nessa parte de gestão de pessoas, de ingresso. Esse nosso primeiro encontro foi bastante esclarecedor, inclusive o próprio manual já está bastante acessível e de fácil leitura. Agora ficamos no aguardo pela segunda reunião”, agradeceu .

O 'Manual de práticas gerenciais de gestão de pessoas' pode ser acessado neste link do site da sead. (Clique aqui)