Lei Maria da Penha recebe programação em Castanhal e Belém pelos 9 anos de criação
A Polícia Civil realizou, nesta sexta-feira, 7, em Castanhal, nordeste paraense, uma programação alusiva aos nove anos de criação da Lei Maria da Penha. Palestras com orientações sobre a violência doméstica foram ministradas na sede da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), para marcar a data. Sob coordenação da delegada Ana Paula Chaves, a DEAM de Castanhal realizou ainda orientações às mulheres sobre o atendimento prestado na Delegacia e os avanços conquistados com a Lei Maria da Penha.
A atividade realizada em Castanhal faz parte de uma programação que abrangeu as DEAMs de todo Estado, em alusão à data comemorativa. Segundo a delegada, "a intenção é mostrar os benefícios para as mulheres, orientando sobre procedimentos realizados pela Delegacia", detalha. A DEAM de Castanhal atende casos de violência doméstica e familiar nos 22 municípios abrangidos pela Região Integrada de Segurança Pública do Guamá, no nordeste do Estado. No próximo dia 22, a programação contará com palestra sobre o assunto na sede da Fundação Cultura de Castanhal (Funcast).
Belém – Em Belém, a programação alisiva ao tema acontecerá na neste sábado, 8, a partir das 8h, na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), no bairro da Terra Firme. No local, haverá orientação jurídica e social, divulgação do trabalho da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher e palestras.
Segundo a delegada Daniela Oliveira, diretora da DEAM, a ação de cidadania vai contar com presenças de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil no Pará, da Fundação Pro Paz, de representantes das polícias Civil e Militar, além da equipe multidisciplinar da Vara de Violência Doméstica da Capital.