Seduc realizará oficinas de elaboração de itens do Sispae
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que realizará no período de 10 de agosto a 4 de setembro de 2015, nos municípios selecionados como polo, as Oficinas de Elaboração de Itens do Sistema Paraense de Avaliação Escolar (Sispae). Os municípios que receberão as oficinas são Belém, Castanhal, Itaituba, Paragominas, Marabá, Abaetetuba, Altamira, Breves, Conceição do Araguaia, Tucuruí e Santarém.
Os secretários municipais de Educação, gestores de Unidades Regionais de Educação (UREs), Unidades Seduc na Escola (USEs) e técnicos de referência do Sispae devem mobilizar e selecionar os docentes de Língua Portuguesa e Matemática que participarão das oficinas ministradas pelos especialistas da Fundação Vunesp e da Seduc.
A meta é formar 720 professores da rede pública de ensino como elaboradores de itens para avaliações em larga escala, a fim de que se tornem multiplicadores das técnicas de elaboração de itens em suas escolas. Cada oficina será composta por 60 profissionais, sendo 30 professores de Língua Portuguesa e 30 professores de Matemática, sendo 10 vagas para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, 10 para séries finais do Ensino Fundamental e 10 para o Ensino Médio.
Os professores da rede estadual serão selecionados/indicados e inscritos pelas UREs e USEs, utilizando como critérios: currículo com experiência na elaboração de itens, disponibilidade e vínculo. A rede municipal fará sua seleção/indicação conforme quadro de vagas, utilizando critérios próprios.
A ficha de inscrição, quadro com sugestão de distribuição de vagas e quadro com os locais e datas onde serão realizadas as oficinas estão disponíveis no portal da Seduc. Gestores ou técnicos de referência deverão,após seleção/indicação, enviar a ficha preenchida para o e-mail: [email protected].
“Esta formação irá ajudar os professores a dar uma redimensionada nos planos de ensino de sala de aula. Com esse trabalho em sala de aula os alunos desenvolverão habilidades que ajudarão os alunos a estarem mais preparados nos processos de avaliação e seleção na vida acadêmica e profissional”, afirmou Conceição Brayner, coordenadora do Sispae.