Festival do Abacaxi finaliza com baixas ocorrências e maior tranquilidade ao público
As equipes policiais atuaram para garantir tranquilidade para as mais de 80 mil pessoas que participaram da programação
A 43º edição do Festival do Abacaxi, realizado em Barcarena, contou com o reforço de mais de 460 agentes de segurança, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Durante a programação foram registradas 7 ocorrências no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e uma pessoa foi presa.
“Por mais um ano estivemos com nossas equipes reunidas, garantindo um maior reforço nas ações de segurança durante o tradicional Festival do Abacaxi, em Barcarena. Com a presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, concentramos nossas atividades, realizamos os registros de ocorrência e desencadeamos operações de inteligência, para monitorar o público evitando situações de risco e prestando atendimento para aqueles que procuraram o nosso posto”, disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Prevenção e ostensividade - Nos quatro dias de programação as equipes realizaram o policiamento ostensivo e preventivo, dentro e no entorno do local do evento. No CICC Móvel, as equipes monitoram em tempo real, as mais de 50 câmeras de videomonitoramento distribuídas na cidade de Barcarena.
No Centro de Comando e Controle Móvel da Segurança, foi registrado o total de 7 ocorrências, durante todo o evento, sendo que uma pessoa foi presa por desobediência e lesão corporal. Equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) registraram 8 infrações de trânsito durante as quatro noites de programação.
Integração - O Festival do Abacaxi reuniu este ano, agentes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCEPA), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e também contou com agentes dos órgãos municipais de Barcarena.