Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

Sespa apoia inauguração de 14 leitos de atenção psicossocial em Bragança

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/08/2015 17h23

O Hospital das Clínicas do Município de Bragança, na região Nordeste do Estado, fez aniversário na última sexta-feira, 7, mas quem ganhou motivos para comemorar foram os pacientes de saúde mental que receberam 14 leitos de atenção psicossocial no hospital. A ação faz parte do processo de ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no cuidado de pessoas com sofrimento psíquico, relacionado ou não ao abuso de álcool e outras drogas. O hospital é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a expansão do serviço tem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Os moradores do município reuniram-se para prestigiar o momento. “O evento comemora os 40 anos do hospital e aproveitou-se a oportunidade para inaugurar a implantação dos leitos de saúde mental para atender a região dos Caetés”, disse Marilda Couto, coordenadora Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. A implantação beneficiará 16 municípios com um total de 496.804 habitantes. Para o Ministério da Saúde, 21% da população brasileira necessita ou vai necessitar de atenção e atendimento em algum tipo de serviço de Saúde Mental. 

Os leitos destinam-se à internação temporária dos pacientes de saúde mental, visando a estabilização do quadro clínico para posterior acompanhamento nos demais pontos de atenção da Rede, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família, entre outros. “A inauguração desses leitos é um marco qualitativo na implementação da política de atenção integral. São 40 anos de uma empresa que se mantém no mercado prestando serviços de saúde e agora com esse espaço para saúde mental é um ganho muito importante para a região”, disse a diretora do Hospital das Clínicas de Bragança, Lafira Braun.

Essa expansão está prevista no Plano Estadual da Rede de Atenção Psicossocial, que entre outros objetivos busca a ampliação dos pontos de atenção, assim como a descentralização do cuidado nas 13 Regiões de Saúde do Estado. “Já inauguramos um total de 10 leitos no hospital municipal de Marabá e estamos com previsão de leitos em Santarém. Também vamos trabalhar em Ananindeua, que possui uma demanda de pessoas que vai para Belém quando precisam de internação. O objetivo é encurtar caminhos nesse processo de regionalização. Seguimos nosso Plano Estadual que calcula com base na população, em critérios do Ministério da Saúde. A ideia é garantir o quantitativo de leitos necessários para todas as 13 Regiões de Saúde ainda este ano”, acrescenta Marilda Couto.

O apoio da Sespa ocorreu por meio da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde  e da Coordenação Estadual de Saúde Mental, responsável pela Política de Saúde Mental e pela Reforma Psiquiátrica no Estado, que extinguiu os hospitais psiquiátricos ou manicômios. Estiveram presentes no evento autoridades da gestão municipal, Estadual, controle social e usuários do SUS.