Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fórum discute educação permanente em oncologia pediátrica

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/08/2015 18h45

Ampliar o debate a respeito da assistência e o diagnóstico precoce da oncologia infantil, esse foi o objetivo do I Fórum de Educação Permanente em Oncologia Pediátrica - Norte, realizado neste sábado (8), no auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, com a presença do secretário estadual de Saúde, Vítor Mateus. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), em parceria com o Hospital Ophir Loyola e o Instituto Ronald McDonald.

Durante todo o dia, profissionais que atuam na oncologia infantil da rede pública e privada debateram diversos assuntos relacionados ao câncer na criança e no adolescente, dentre eles: sinais e sintomas de alerta; manejo dos efeitos colaterais; alterações hematológicas; aspectos psicossociais; e busca de soluções para possíveis referenciamentos.

A médica oncologista pediátrica do Ophir Loyola, Alayde Vieira Wanderley, disse que o intuito é atualizar os profissionais da região Norte para que se tornem multiplicadores de informações, além de apresentar o atual cenário da região no que tange à assistência ao câncer infanto juvenil. “A ideia é atualizar e aproximar estes profissionais. Também focamos o debate nos tipos de cânceres mais frequentes nessa faixa etária, como de leucemia, tumores renais e cerebrais”, explicou.

Em 2014, a média de novos casos em oncologia pediátrica foi de 11.840 em todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). As regiões Sudeste e Nordeste lideram esse ranking, com 5.600 e 2.790 novos casos, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.350), Centro-oeste (1.280) e Norte (820). No âmbito do Estado, somente em Belém foram registrados 122 novos casos de câncer nesse segmento em 2014, ou seja, acima da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 100 casos por ano.

Atualmente, o Pará dispõe de três instituições que atendem a pacientes com câncer: Hospital Ophir Loyola, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário João de Barros Barreto e o Hospital Regional do Baixo Amazonas. Mas estão em fase de implantação a Unacon do Hospital Regional de Tucuruí e o Hospital Oncológico Infantil, que será inaugurado ainda neste semestre. “Juntamente com as unidades a serem inauguradas, teremos mais condições de atender as demandas nas 13 Regiões de Saúde do Estado, conforme previsto no Plano Estadual de Atenção Oncológica”, destacou o secretário Vítor Mateus.

O diretor geral do Ophir Loyola, Luiz Cláudio Chaves, ressaltou a importância de eventos científicos que contribuem para o aprimoramento dos serviços oncológicos. “O treinamento de equipes e a disseminação de informações referentes ao tema, isso é fundamental para fortalecer o trabalho das equipes que atuam diretamente nesta área”, observou.

Também participaram do evento a presidente da Sobope, Teresa Cristina Fonseca, a representante do Ministério da Saúde, Rejane Soares, a coordenadora estadual de Atenção Oncológica, Patrícia Martins, e Raquel Domingos, do Instituto Ronald McDonald.