Blitz Setembro Verde fortalece conscientização sobre doação de órgãos no Hospital da Mulher
Também foram realizadas dinâmicas no ambulatório da unidade de saúde do Governo do Pará, reforçando também a importância da doação de sangue
Com o objetivo de ampliar o acesso a informações sobre doação de órgãos e de sangue, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, promoveu a "Blitz Setembro Verde" e a dinâmica com mitos e verdades sobre o tema, na nesta sexta-feira (26), envolvendo profissionais das equipes assistencial e administrativa da unidade.

Durante a blitz, motoristas foram abordados com informativos e receberam brindes alusivos ao Dia Mundial da Doação de Órgãos e Tecidos - 27 de Setembro. Os profissionais enfatizaram a importância de outra causa solidária: a doação de sangue. Na ação, realizada no ambulatório do Hospital, houve diálogo sobre os temas com pacientes que aguardavam atendimento.

Sensibilização - Segundo a paciente Jaqueline Chaves, 32 anos, assistente social, é “muito válida a proposta dessa conscientização para nós, aqui na sala de espera, porque às vezes essas informações só chegam no momento em que a família está num processo de luto. É muito importante essa sensibilização vir anteriormente, tanto para a pessoa decidir ser doadora quanto para repassar à família o desejo de doar órgãos, pois muitas pessoas estão na fila esperando uma doação para continuar a viver”.
Moradora do bairro do Jurunas, Marília Telles, 52 anos, doadora, disse acreditar que ações como essa reforçam a mobilização pelo ato solidário. “Sou doadora de órgãos e sou doadora de sangue. Isso gera empatia ao se colocar no lugar de quem está precisando, e traz muita paz, tanto para quem vai receber quanto para a família que cumpre o desejo do seu ente querido", acrescentou.

O gerente de Projetos Afonso Pimentel contou que a blitz o fez refletir sobre a importância do tema no dia a dia. “É uma ação diferente e muito louvável, porque nem sempre paramos para pensar sobre isso. Receber as orientações e os informativos foi muito interessante. É importante lembrar que doar órgãos e doar sangue é um gesto que pode salvar vidas”, complementou.
Rayssa Werneck, diretora Administrativa do HMPA, destacou que as mobilizações realizadas visam ampliar a rede de solidariedade. “Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade, mostrando que a decisão de doar salva muitas vidas e precisa ser falada em família. Aproveitamos datas como o 'Setembro Verde' para reforçar esse diálogo, mas nosso compromisso é permanente. Essas ações educativas, realizadas de forma simples e acessível, têm um impacto muito grande, pois alcançam tanto pacientes quanto a população em geral. O Hospital da Mulher está empenhado em fortalecer essa rede de solidariedade, incentivando cada vez mais pessoas a se tornarem doadoras”, enfatizou a gestora.