Estudantes estaduais de Marituba conquistam medalhas em olimpíada nacional de matemática
Seis medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze foram conquistadas pelos estudantes da Escola Estadual Santa Tereza D'Ávila, na Olimpíada Mandacaru 2025

A Escola Estadual Santa Tereza D'Ávila, do município de Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB), foi destaque ao conquistar medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática 2025, que abrange estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do Ensino Médio das escolas públicas e privadas de todo Brasil.

Ao todo, os estudantes da escola estadual conquistaram nove medalhas, sendo seis ouros, duas pratas e uma bronze, no nível “Lampião” (voltado ao Ensino Médio). A Olimpíada Mandacaru valoriza o raciocínio lógico, o pensamento criativo e o gosto por resolver problemas. Este ano, a competição foi realizada em fase única com questões de múltipla escolha, garantindo acesso a todos os alunos do País.
O professor de matemática Charles Ruan, responsável por mobilizar e incentivar a participação dos estudantes da escola, destaca a importância da competição para o desenvolvimento da comunidade escolar.
“Os alunos têm se dedicado em variadas olimpíadas nacionais e, cada vez mais, estamos procurando novas competições em busca de medalhas em olimpíadas científicas. Com essa, a escola hoje soma mais de 60 premiações nacionais”, disse o educador.

Para a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Jhully Duarte, que conquistou medalha de ouro na disputa, o momento é de alegria e sentimento de dever cumprido.
“Fui medalhista de ouro na Olimpíada Mandacaru de Matemática e essa não foi a minha primeira olimpíada, mas eu participei da Olitef, que também gerou o mesmo resultado da medalha de ouro, e eu fico muito feliz por ver que o estudo vale a pena. É muito gratificante ver quanto que os meus esforços estão sendo recompensados, ganhando medalhas como um reconhecimento de todo o meu estudo. É muito bom receber essas medalhas, porque cada vez que passa, eu sinto a necessidade de me esforçar cada vez mais para obter outros resultados. E o fato da minha família ficar muito feliz me faz querer avançar mais e ingressar cada vez mais em olimpíadas científicas, abrangendo mais conhecimento”, compartilhou.

A Olimpíada - Criada em 2021, a Olimpíada Mandacaru de Matemática é uma forma de levar a cultura nordestina através da matemática. A competição é dirigida aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, até o último ano do Ensino Médio das escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.
Promovida pela entidade Mandacaru Soluções Educacionais, tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da matemática e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, valorizando o aluno, professor e a cultura nordestina. Os estudantes participam conforme o ano escolar em que estão matriculados, divididos nos níveis: Cajuína (4º e 5º anos), Luiz Gonzaga (6º e 7º anos), Zumbi dos Palmares (8º e 9º anos) e Lampião (Ensino Médio).
Texto: Fernanda Cavalcante