Sedap repassa 6 mil doses de material genético para impulsionar a pecuária na Região do Xingu
A primeira remessa de sêmens oriundos de touros de alto valor genético foi entregue na manhã desta sexta-feira (26), na sede da secretaria. O material será distribuído para oito municípios atendidos pela regional em Altamira

Como parte das ações para estimular e melhorar a produção do rebanho paraense, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) repassou nesta sexta-feira (26), 6 mil doses de sêmens de touros de alto valor genético ao município de Altamira, localizado na Região de Integração do Xingu. No total, a instituição já entregou este ano 22.330 doses com a previsão de entregar mais 11 mil no próximo mês. A estimativa é que até o final do ano, a secretaria agropecuária repasse 50 mil doses do material genético.
Além de Altamira, também já receberam Cumaru do Norte, Marabá, Pau D'Árco, Piçarra, São Félix do Xingu e Tucumã. Por meio da 6ª Regional, localizada em Altamira, serão atendidos com os sêmens os municípios de Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Anapu e Pacajá.
A ação integra o Programa de Melhoramento Genético Animal (Probovideos) da Sedap. O secretário-adjunto da instituição, Francisco Neto, que acompanhou a entrega do material, disse que uma das missões da Sedap é o fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária paraense. Ele destacou que a região onde está localizado o município de Altamira tem um grande potencial de desenvolvimento do setor agropecuário.
“O Pará cumpre a sua missão através do repasse de sêmen de alto valor genético para melhorar o rebanho daquela região. Nós desejamos muito sucesso aos pecuaristas dessa importante região do Pará. Esse material com certeza irá incrementar muito mais a pecuária local. Trabalhamos no sentido de fortalecer todas as cadeias produtivas do Estado, conforme nos orientou o governador Helder Barbalho”, enfatizou o gestor.

Expansão - Com o repasse dos sêmens, a Sedap expande o seu programa de de Melhoramento Genético Animal, como observou o representante da 6ª Regional da secretaria, (cuja sede fica em Altamira), engenheiro agrônomo Thallisson Pinho, que esteve na sede da Sedap, em Belém, para receber o material genético. Ele observou que a região se destaca na produção de leite e carne e que as doses recebidas fortalecerão o segmento. “Nesse primeiro momento estamos levando essas 6 mil doses de sêmens para atender os produtores da região de atuação da regional. São 3 mil destinados à pecuária leiteira e 3 mil doses à pecuária de corte”, informou.
A exemplo dos demais municípios, com as doses recebidas, como informou o médico veterinário da Sedap, Augusto Peralta, que integra a equipe da Coordenadoria de Produção Animal (Copan), será realizado em Altamira o trabalho de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) nos municípios atendidos pela regional. “São vários municípios que serão beneficiados com esses sêmens; temos previsão de repassar mais 11 mil doses agora no mês de outubro, e creio que mais 6 mil em novembro. Somando tudo, estimamos que até o final do ano a gente consiga entregar 50 mil”, informou Peralta.
O material repassado pela secretaria está apto à fertilização e já recebeu a certificação por meio do laboratório de Fertilização In Vitro da Universidade Federal do Pará (UFPA) "Prof. Dr. Otávio Mitio Ohashi", com o qual a secretaria mantém um Termo de Cooperação Técnica, segundo explicou Augusto Peralta.