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Pronto-Socorro Estadual prepara equipe para prestar assistência em situações de crise

Dividido em três partes, o treinamento abordou as melhores práticas mundiais em gerenciamento de incidentes e de crise

Por Joelza Silva (PSRM)
26/09/2025 11h35

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, realizou, na quarta (24) e quinta-feira (25), treinamento abordando as melhores práticas mundiais em gerenciamento de incidentes e de crise, preparando profissionais da assistência direta à saúde e alta gestão sobre como se comportar assertivamente em caso de e incêndio com abandono de área, catástrofe, desastre incidentes com múltiplas vítimas entre outras situações críticas.

O treinamento foi dividido em três partes: “Aplicação Prática de Comunicação e Crises em Ambientes hospitalares”; “Simulado em Formação de Comitê de Crise e Comando Estratégico" e Comunicação Assertiva em Situações de Emergência: Atuação da Linha de Frente no Comitê de Crise e no Atendimento a Múltiplas Vítimas”.

De acordo com consultor de Segurança em Emergência, Paulo Andrade, facilitador do treinamento, as práticas de gerenciamento de situações críticas são especificamente sobre abandono de área, que pode ocorrer em função de incêndio, pane elétrica ou comprometimento da estrutura do hospital, pane de fornecimento de sistema de gás, alagamento, que podem levar à necessidade de abandono total da edificação. Por isso é necessário que os profissionais estejam preparados, buscando garantir a salvaguarda de vidas humanas. 

Sobre catástrofe, desastre ou incidente com múltiplas vítimas, Andrade informa que “essas duas situações têm um ponto em comum, que é a necessidade de que haja um gerenciamento eficaz, que otimiza os recursos humanos e materiais para que durante a operação, esse gerenciamento de crise tenha o melhor resultado possível”.

No segundo dia de treinamento ocorreu simulado prático enfatizando a comunicação assertiva em situações de emergência e atuação da linha de frente no Comitê de Crise e no atendimento de múltiplas vítimas, com o objetivo de avaliar fluxo de comunicação e acionamento perante situação de incêndio, com demonstração dos fluxos entre as áreas e os fluxos de comunicação e decisão da alta gestão.

Inovação no atendimento em situações de crise 

Durante o treinamento, foi apresentada uma ferramenta norte-americana de gerenciamento de incidentes em estruturas hospitalares, o Incident Command System (ICS), considerada ferramenta padrão ouro mundial, com a metodologia implementada em poucos hospitais no Brasil. A implantação da ferramenta será avaliada dentro do processo de aprimoramento do hospital pronto-socorro, e no treinamento houve o primeiro contato dos profissionais com a metodologia, por meio do exercício prático no âmbito do simulado, que visou o entendimento de diversos processos de tomada de decisão e execução de todos os atores envolvidos, desde a ponta da linha até a alta direção da unidade, iniciando uma nova etapa da preparação dos profissionais para agir em situações críticas, que é a estruturação, implementação e ajuste de modelos, procedimentos, criação de estruturas, de rotinas, mapeamento de recursos, entre outros.

Dados de atendimento - Somente em 2025, de janeiro até 22 de setembro, entre os quase 800 mil atendimentos gerais, destacam-se 83.697 de urgência e emergência, 5.157 internações e 3.429 cirurgias, entre os serviços disponíveis para mais de 3 milhões de pessoas, ofertando assistência em urgências e emergências clínicas, com suporte dos serviços cirúrgicos de cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica e neurocirúrgica.

Para o enfermeiro Maurício Carvalho, coordenador da Emergência Adulta, principal porta de entrada da população, preparar a equipe assistencial para situações de catástrofe e crise é crucial. “Treinamentos regulares capacitam os profissionais a agir de forma rápida e coordenada, garantindo que saibam como priorizar atendimentos e manejar um grande volume de pacientes. Essa preparação não apenas otimiza a resposta em momentos críticos, mas também preserva a segurança de todos os envolvidos, minimizando danos e salvando vidas. O investimento em capacitação é, portanto, essencial para a eficácia e resiliência de qualquer sistema de saúde”, reforça o gestor.

O usuário Luiz Antônio, 56 anos, do bairro Jaderlândia, em Belém, opinou sobre o treinamento. "O atendimento no Pronto-Socorro está sendo muito bom, e vejo que a equipe do hospital se desdobra pra atender todos com atenção. Quando sabemos que os profissionais são treinados para as mais diversas situações, ficamos mais tranquilos de que a população pode contar com a segurança nas instalações do hospital, no sentido de ter a vida assegurada", disse.

"Os dois dias de treinamento foram essenciais para a capacitação das equipes que atuam indiretamente ou indiretamente na assistência, como é o caso da alta gestão. Nos casos de catástrofe, incidentes e evacuação por diversos sinistros, é essencial que a equipe esteja treinada e ciente dos passos que deve seguir em situações críticas. Esse momento foi muito importante para o PSRM, pois agora estamos mais preparados ainda para agir de forma coesa, dando o nosso melhor em situações de crise", finaliza o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros. 

Serviço: O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo está localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas para atendimento de urgência e emergência clínica. O Pronto-Socorro Estadual conta com serviços cirúrgicos das especialidades de cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.