Hospital da Mulher do Pará integra plano estadual de saúde para a COP30 em Belém
Unidade é referência em saúde feminina com 120 leitos, pronto atendimento 24 horas, setor de exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem

O Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, foi oficialmente incluído entre as unidades de retaguarda assistencial da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que será realizada em novembro na capital paraense. O Plano Estadual de Saúde para o evento foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Heloísa Guimarães, observa que a estratégia envolveu articulação, coordenação e integração de todas as unidades da rede. “Consolidamos o nosso plano para a COP, iniciando a construção em 2023, para que cada unidade de saúde estadual execute seu papel efetivo no evento”, explicou.
Ela destacou a experiência da rede pública de saúde do Pará em grandes eventos, como o Círio de Nazaré, que reúne mais de um milhão de pessoas em Belém todos os anos. “Na COP serão cerca de 50 mil pessoas ao longo de vinte dias. O Pará e a capital estão preparados, nossos hospitais também estão, e fazemos essa preparação com tranquilidade e segurança”, afirmou.

O HMPA reforça o Plano Estadual de Saúde para a COP, sendo responsável por ofertar atendimento de referência em urgência ginecológica. A diretora-geral do HMPA, Nelma Machado, reforçou o compromisso da instituição. “Estamos reafirmando mais uma vez o compromisso com a saúde pública do nosso Estado, integrados ao plano estruturado para a retaguarda às mulheres dentro desse nosso perfil durante a COP, com nossas equipes preparadas para oferecer a melhor assistência às nossas pacientes e às participantes do evento global que necessitarem do hospital”, disse.

Heloísa Guimarães acrescentou que a preparação para a COP30 deixará um legado para a saúde pública. “Os treinamentos, protocolos revisados, melhorias no desempenho individual e coletivo e a certificação em um evento internacional fortalecem toda a rede”, destacou. “O mais importante são as memórias e o sentimento de contribuição para essa causa global, além da expectativa de avanços na pauta climática.”
Cuidado com a saúde da mulher

O HMPA representa um avanço na assistência integral à saúde feminina na Região Norte. Em apenas seis meses de funcionamento, já realizou mais de 170 mil atendimentos entre consultas, exames, cirurgias e urgência e emergência especializadas.
A unidade tem 11 pavimentos e 120 leitos, sendo 100 de internação e 20 de UTI, pronto atendimento 24 horas, um moderno setor de exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, salas de cirurgias de média e alta complexidade e ambulatórios com mais de 20 especialidades médicas.

Os principais cuidados são voltados à endometriose, fibromialgia e gigantomastia, com acompanhamento multiprofissional especializado em nutrição, fisioterapia e psicologia, além de áreas como ginecologia, mastologia, urologia, proctologia, clínica da dor, cardiologia, neurologia clínica e cirúrgica, endocrinologia, cirurgia plástica e reparadora, ortopedia, geriatria e dermatologia.
Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de saúde no município onde reside, ou ainda buscar encaminhamento médico em uma Usina da Paz. O Hospital da Mulher do Pará está localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, bairro de São Brás, em Belém.