Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Regional de Oriximiná realiza mais de 750 exames de endoscopia e colonoscopia em 2025

Exames auxiliam no diagnóstico e prevenção de doenças do sistema digestivo em pacientes da Calha Norte.

Por Governo do Pará (SECOM)
07/11/2025 16h37

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ), na região da Calha Norte, já realizou 764 exames de endoscopia e colonoscopia entre janeiro e outubro de 2025. Esses procedimentos são fundamentais para a investigação e prevenção de doenças do sistema digestivo, contribuindo para diagnósticos mais precisos e tratamentos eficazes.

Entre os pacientes beneficiados está Raimundo Nonato Barbosa Costa, de 59 anos, morador de Curuá. O pescador foi encaminhado para realizar o exame de endoscopia após apresentar dores no estômago. “Eu sentia dor, queimação, azia e má digestão, então o médico de Curuá me encaminhou para fazer o exame de endoscopia. Não houve demora na marcação e aqui a gente é bem recebido”, contou Raimundo.

A médica endoscopista Ana Victória Lima explica que tanto a endoscopia quanto a colonoscopia são exames essenciais para diagnóstico e prevenção de doenças gastrointestinais. “A endoscopia digestiva alta avalia o esôfago, o estômago e o duodeno. Já a colonoscopia examina o intestino grosso e a região do reto”, detalhou.

Segundo a médica, a indicação dos exames varia de acordo com a idade e os sintomas apresentados pelos pacientes. “A endoscopia é recomendada para pessoas acima dos 40 anos ou que apresentam sintomas como queimação, refluxo gastroesofágico ou dificuldade para engolir. Já a colonoscopia é indicada a partir dos 45 anos, especialmente em casos de sangramento nas fezes, anemia, alteração no formato das fezes ou perda de peso”, explicou Ana Victória.

Além do diagnóstico, os exames também permitem procedimentos terapêuticos. “Atualmente, contamos com métodos bastante avançados. É possível, por exemplo, ressecar lesões durante a endoscopia ou colonoscopia, algo que antes só era possível por meio de cirurgia”, concluiu a médica.

Referência em saúde na Calha Norte

Com mais de um ano de pleno funcionamento, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) é referência em saúde na região da Calha Norte. A unidade possui 26 leitos de enfermaria, 16 leitos de acolhimento e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oferecendo assistência integral, gratuita e humanizada à população.

O hospital é 100% SUS e conta com uma equipe multiprofissional formada por profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, garantindo atendimento seguro e de qualidade aos usuários do sistema público de saúde.

Texto: Uéliton Martins