Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto Roda-Hans garante diagnóstico precoce da hanseníase e capacitação

Sespa apoia a iniciativa nacional que disponibiliza atendimento médico e tratamento para a hanseníase a comunidades através de uma carreta itinerante

Por Bianca Botelho (SESPA)
25/09/2025 09h24
Projeto Roda-Hans promove aula teórica para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas esta semana em Belém

A carreta do Projeto Roda-Hans – Carreta da Saúde: Hanseníase – está em Belém, durante toda esta semana, oferecendo atendimentos e capacitações voltados à prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase. Totalmente equipada, a unidade móvel percorre municípios do Pará com o objetivo de fortalecer a atenção básica, ampliar o acesso ao tratamento e intensificar ações de vigilância ativa.

A iniciativa é resultado do Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2023, firmado entre a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Novartis Biociências S.A. e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com apoio estratégico da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e das secretarias municipais de Saúde.

Carreta da Saúde Hanseníase é um projeto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente e instituições parceiras

Em Belém, a programação começou com uma aula teórica voltada a profissionais de saúde de nível superior. Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas participaram da ação, realizada no auditório da Universidade da Amazônia (Unama BR), reunindo cerca de 330 participantes. A parte prática teve início na terça-feira (23) e segue até sexta-feira (26), com 60 médicos treinados atuando nos atendimentos, distribuídos entre os cinco consultórios da carreta e um consultório adicional na Unidade de Saúde da Castanheira, onde o veículo está estacionado.

“Essa abordagem itinerante tem se mostrado eficaz para ampliar a cobertura e sensibilizar a comunidade. O projeto busca garantir não apenas o diagnóstico e o tratamento, mas também a educação em saúde e o fortalecimento da atenção básica, em consonância com os princípios do SUS: universalidade, integralidade e resolutividade”, destacou Luiz Augusto, coordenador estadual do Programa de Controle da Hanseníase.

Com 18,20 metros de comprimento, a carreta dispõe de cinco consultórios e um laboratório, funcionando como uma estrutura itinerante de ensino e assistência. O projeto inclui aulas teóricas e práticas conduzidas por especialistas da SBD, como dermatologistas, que compartilham conhecimentos técnicos com os profissionais locais.

Desde o início das atividades, em 18 de agosto, o Roda-Hans já percorreu diversos municípios paraenses. Até outubro de 2025, a expectativa é de que o projeto chegue a 10 cidades no total.

Municípios já visitados:
• Conceição do Araguaia: 18 a 22 de agosto
• Xinguara: 25 a 29 de agosto
• Marabá: 1º a 5 de setembro
• Ulianópolis: 8 a 10 de setembro
• Paragominas: 11 e 12 de setembro
• Mãe do Rio: 15 a 17 de setembro
• São Miguel do Guamá: 18 e 19 de setembro
• Belém: 22 a 26 de setembro

Próximas visitas:
• Marituba: 29 e 30 de setembro
• Castanhal: 1º a 3 de outubro

Texto da Ascom Sespa