Usinas da Paz promovem curso de customização voltado ao Círio
Os cursos trabalham técnicas de criação de mantos, customização de camisas, elaboração de adereços, personalização de cartazes do Círio e estratégias de venda

As Usinas da Paz fortalecem o empreendedorismo local com cursos que unem tradição, criatividade e oportunidade de renda extra. Os complexos de cidadania do Governo do Estado estão com inscrições abertas para atividades voltadas para o público que deseja empreender com venda de artigos religiosos para a festividade do Círio de Nazaré, celebrada no próximo mês de outubro.
Os cursos disponibilizados pelas UsiPaz trabalham técnicas de criação de mantos, customização de camisas, elaboração de adereços, personalização de cartazes do Círio e estratégias de venda, incentivando a produção criativa e colaborativa da comunidade.

Na Usina da Paz Terra Firme, já está em funcionamento uma turma dedicada à customização de adereços para o Círio. Durante as aulas, os participantes aprendem a transformar peças simples em itens exclusivos que carregam significado cultural e religioso.
Para a moradora Dilcélia Portela, de 67 anos, a experiência tem sido marcante. “Sempre gostei de trabalhos manuais, mas aqui aprendi novas técnicas que posso usar para ganhar uma renda extra. Além disso, é muito especial participar de algo que tem relação com o Círio, que é tão importante para nós paraenses”, contou.
A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, destacou a relevância da iniciativa. “Esses cursos oferecem novas oportunidades para a comunidade, fortalecem a economia local e, ao mesmo tempo, preservam a cultura do nosso povo. É uma forma de gerar renda, mas também de valorizar a tradição do Círio, que é um patrimônio de todos nós paraenses”, afirmou.
Além da turma já em andamento, novas oportunidades estão abertas em outras Usinas da Paz.

Serviço:
Usina da Paz Terra Firme: Curso de corte e costura voltado para o Círio, de 29/9 a 03/10, das 8h às 12h. Inscrições no local, de 24 a 26 de setembro.
Usina da Paz Cabanagem: Duas turmas – manhã (8h às 13h) e tarde (13h30 a 17h30) – de 29/9 à 03/10. Inscrições no local, a partir de 24 de setembro.
Usina da Paz Guamá: Curso de mesa posta para o Círio, de 29/9 a 03/10, das 14h às 18h. Inscrições no local, a partir de 25 de setembro.
Usina da Paz Jurunas/Condor: Oficina de customização de Cartaz do Círio para a Melhor Idade, no dia 08/10, às 9h. Inscrição a partir de 25 de setembro, na biblioteca da própria Usina.
Em breve novas turmas terão inscrições abertas, a programação completa pode ser acessada por meio do perfil oficial do Instagram @usinasdapaz.