Semas inicia projeto RetifiCAR para apoiar regularização ambiental de produtores rurais no Pará
Iniciativa visa validar 1.500 cadastros ambientais e foi lançada durante a Expoama 2025, em Marabá

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) lançou, na última semana, o projeto RetifiCAR, que vai apoiar produtores rurais do Pará na retificação e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A iniciativa foi apresentada durante a 37ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) 2025, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
O projeto integra o Programa Regulariza Pará e tem como foco o fortalecimento dos sindicatos rurais na orientação aos produtores que ainda precisam concluir a regularização ambiental de suas propriedades. A proposta busca garantir mais segurança jurídica no campo e fomentar uma produção agrícola cada vez mais sustentável no estado.
Meta inicial de 1.500 cadastros retificados
O RetifiCAR inicia suas ações no Pará com uma meta ambiciosa: retificar 1.500 cadastros ambientais, número superior aos lotes iniciais executados em outros estados, como Minas Gerais, Rondônia, Ceará, Alagoas, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins, Santa Catarina e Roraima, onde as metas variam entre 300 e 500 cadastros.
Durante o lançamento, o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou o potencial da ação para impulsionar a regularização ambiental no Estado.

“Essa parceria entre os Programas Regulariza Pará e o RetifiCAR, que lançamos hoje em Marabá, é mais uma frente de apoio aos produtores rurais e à regularidade ambiental rural no Estado. O projeto é fruto do diálogo entre a Semas, CNA e Faepa, que passarão a atuar de forma conjunta e colaborativa para o avanço da agenda de regularidade ambiental no Pará”, afirmou o gestor.
Atendimentos e orientações técnicas
No dia do lançamento, em 18 de setembro, os produtores rurais participaram de atendimentos especializados com foco na regularização ambiental. Durante a programação, foram oferecidas orientações técnicas para a melhoria e finalização dos cadastros, promovendo mais agilidade no processo de conformidade.
Para a coordenadora na Diretoria de Geotecnologias e Regularidade Ambiental da Semas, Assucena Lebre, o projeto marca um avanço estratégico para o Estado. “O RetifiCAR representa mais um avanço importante para a regularização ambiental no Pará. Com ele, estamos oferecendo aos produtores rurais um apoio direto para que consigam, por meio da retificação, validar e finalizar seus cadastros, garantindo mais segurança jurídica às propriedades e fortalecendo a produção sustentável”, explicou.
Compromisso com o desenvolvimento sustentável
A implantação do RetifiCAR reforça o compromisso do Governo do Pará com a regularização ambiental, ao mesmo tempo em que amplia o suporte técnico aos produtores rurais. A iniciativa contribui para consolidar um modelo de desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental no campo.