Hospital Jean Bitar prepara espaço de convivência para usuários e colaboradores
Local quer funcionar como um ponto de encontro para ampliar o bem-estar e a saúde de colaboradores, usuários e acompanhantes

Com intuito de melhorar o bem-estar e a saúde de colaboradores, usuários e acompanhantes, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, apresentou, na segunda-feira (22), em fase experimental, o Espaço de Convivência com mais de 90mª, que associa humanização e sustentabilidade no ambiente hospitalar.
Arborizado com plantas nativas e ornamentais, móveis para acomodação e lazer, com suporte de mesas com guarda-sol sol e cadeiras e bancos de praça, o novo espaço também vai acolher reuniões, treinamentos, ações de humanização e até realização de terapias com usuários, como por exemplo, sessões de fisioterapia.

Aprovação - Débora Evelyn Lima da Costa, de 38 anos, professora e natural de Marabá, em acompanhamento para realizar cirurgia bariátrica, ao chegar para mais uma consulta, se deparou com o Espaço de Convivência, no mesmo andar, e aprovou a iniciativa.
“Está ótimo, muito bonito, com ventilação natural e com plantas. Ficou um ambiente agradável. Deu uma sensação de mais humanização para o hospital. E, além disso, o espaço é lindo para tirar fotos bonitas. Eu adoro postar no Instagram, então já vou garantir várias fotinhas aqui, porque ficou bem instagramável”, brinca, ao destacar que o local também favorece novos vínculos de amizades.

A colaboradora e supervisora de Recursos Humanos (RH) do HJB, Clara Saldanha, não escondeu a satisfação de fazer parte do projeto. “Este espaço foi pensado para a saúde dos nossos pacientes e acompanhantes e, principalmente, para os nossos colaboradores, pois também precisamos cuidar de quem cuida. Participar desta conquista e ver este novo espaço se tornar realidade é verdadeiramente gratificante”, destacou Clara, que preside a Comissão de Sustentabilidade.
Diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, idealizador do projeto, explicou que o espaço surgiu da ideia de transformar um terraço inoperante em uma área verde, agradável e funcional. “Nosso objetivo foi criar um ambiente ao ar livre para ser utilizado tanto por pacientes quanto por colaboradores, seja para momentos de descanso, reuniões ou treinamentos. É uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a qualidade de vida, humanização do atendimento, fortalecendo ainda a necessidade de trabalharmos a questão ambiental”.

O gestor destacou que a entrega da nova área será acompanhada de um período experimental, durante o qual os frequentadores serão ouvidos sobre sua satisfação com o projeto. O objetivo é transformar os momentos de visita em experiências de descanso, lazer, aprendizado e interação entre as pessoas e o meio ambiente, e garantir que o espaço atenda às necessidades e expectativas de seus usuários.
O novo espaço foi apresentado em evento, com a presença do presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), José Carlos Rizoli; do diretor Operacional Norte, José Neto; e demais diretores, gerentes e equipe de profissionais.

Rizoli parabenizou a direção da instituição e todos aqueles que participaram do projeto, que transformou o ambiente para acolher seus frequentadores, inclusive, pacientes e acompanhantes.
“Parabéns a todos os envolvidos. Este projeto vem ao encontro de nosso slogan que é ‘Respeito à vida’, de valorização e proteção da vida humana. O projeto é maravilhoso e tem o compromisso de tratar todos com dignidade e respeito”.

O Espaço de Convivência deverá ser entregue oficialmente até o final deste ano.
Serviço:
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais.
A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
Texto de Vera Rojas / Ascom HJB