Pará conquista medalha de bronze no judô nos Jogos da Juventude Caixa
Atleta Cláudio Santos, de 16 anos, representa o Estado e garante pódio na categoria -90 kg com apoio do Governo do Pará

O Pará voltou a subir ao pódio nos Jogos da Juventude Caixa nesta segunda-feira (22), com a conquista da medalha de bronze pelo judoca Cláudio Santos, de 16 anos. O atleta garantiu o terceiro lugar na categoria -90 kg, após vencer o representante de Santa Catarina, reforçando o protagonismo do judô paraense na competição nacional.
A participação dos atletas paraenses é viabilizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que acompanha e apoia as delegações durante todo o evento. Nesta terceira e última fase dos Jogos da Juventude, o Pará compete nas modalidades de badminton, taekwondo, judô, vôlei e handebol. As disputas seguem até o próximo dia 25.
Jovem talento celebra conquista
Após garantir a medalha, Cláudio Santos destacou o apoio recebido ao longo da trajetória até o pódio. “Estou levando essa medalha para o meu Estado, para a minha família e minha academia, que sempre me ajudam muito e torceram por mim nesse dia de hoje. E eu só tenho a agradecer ao Governo do Pará por estar aqui e por ter conseguido essa medalha”, afirmou o judoca.

O titular da Seel, secretário Cássio Andrade, destacou a importância da conquista e do incentivo contínuo ao esporte de base no Estado.
Com esse resultado, o Pará soma oito medalhas nos Jogos da Juventude Caixa:
• Futsal feminino: ouro da 3ª divisão, com acesso à 2ª divisão;
• Basquetebol feminino: bronze;
• Ciclismo: bronze na prova de velocidade feminina;
• Wrestling: prata na luta greco-romana individual;
• Wrestling: dois bronzes por equipes (greco-romana e estilo livre);
• Judô: dois bronzes, com Ravi Botega (até 55 kg) e Cláudio Santos (-90 kg).
No quadro geral de medalhas, o Pará ocupa a 23ª colocação.