Plantio de árvores no PS Dr. Roberto Macedo destaca importância da sustentabilidade
Em alusão ao Dia da Árvore - 21 de Setembro, a unidade de saúde do Governo do Pará deu continuidade ao Projeto Pomar da Vida
A importância da preservação da árvore para a saúde do planeta foi abordada nas atividades promovidas pela Comissão de Sustentabilidade (CS) do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PRSM), em Belém, nesta segunda-feira (22), em alusão ao Dia da Árvore - 21 de Setembro. A programação incluiu distribuição de sementes de ipê e jacarandá mimoso nas recepções para pacientes e acompanhantes, além da plantação de árvores frutíferas da região, incluindo as espécies açaí e cupuaçu, em área externa da unidade.
“As árvores são fonte de vida para o planeta, pois purificam o ar, equilibram o clima, alimentam e trazem cura. Ao entregarmos sementes de ipê, árvore símbolo do Brasil, e ao plantarmos frutíferas amazônicas pelo Projeto Pomar da Vida, iniciativa da CS no nosso Pronto-Socorro, semeamos o futuro e reforçamos nossa causa pela sustentabilidade”, destacou a presidente da CS, Rayane Pereira.

Segundo Lucas Morais, de Oeiras do Pará, município da Região de Integração Marajó, que estava aguardando o atendimento de um familiar na recepção, disse que “as pessoas necessitam das árvores para muitas coisas relacionadas à sobrevivência. Onde moro, os ribeirinhos necessitam dos peixes para a sobrevivência, e sem árvores para prevenir erosão e assoreamento, e para filtrar as impurezas com suas raízes, os rios podem desaparecer. Essa ação demonstrou que com uma sementinha crescerão várias árvores e frutos, que não vão ajudar só os seres humanos, vão ajudar outros seres viventes, como os animais, e toda a cadeia alimentar da qual também fazemos parte".
Pomar da Vida - As mudas de árvores frutíferas plantadas hoje por membros da Comissão de Sustentabilidade deram continuidade às atividades de plantio no âmbito do Projeto Pomar da Vida, em desenvolvimento no PSRM desde o início deste ano. O Projeto é voltado ao cultivo de frutíferas amazônicas, e começou com a plantação de açaí e cacau, mas já com programação de ampliar o plantio para outras espécies nativas. O Projeto busca a valorização da biodiversidade local, com o objetivo de tornar o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo um espaço mais acolhedor e saudável para pacientes, profissionais e visitantes, reforçando a conexão entre saúde e sustentabilidade.
“O Pomar da Vida, com a ação realizada hoje, se conecta diretamente a alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD), principalmente no que se refere à saúde e ao bem-estar, ao lembrar que a saúde do planeta e a nossa são indissociáveis, além de auxiliar na ação contra a mudança do clima, ao promover a resiliência ambiental e proteção da biodiversidade amazônica”, informou o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros.

Serviço: O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo está localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas. O PS estadual é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.