Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Defesa Civil testa novo sistema de alertas em quatro cidades do Pará

Ferramenta nacional será implementada em todo o estado a partir de 24 de setembro para prevenir desastres naturais, queimadas e situações de risco extremo

Por Denise Soares (SECOM)
20/09/2025 18h21

A Defesa Civil do Pará realizou, na tarde deste sábado (20), um teste do novo sistema Defesa Civil Alerta (DCA) em Belém, Tucuruí, Parauapebas e Paragominas. A simulação envolveu o envio de mensagens sonoras e visuais para celulares e marcou a preparação para a entrada em operação oficial da ferramenta no estado, no próximo dia 24 de setembro. O sistema tem como objetivo avisar a população, em tempo real, sobre desastres naturais, queimadas e outras situações de risco extremo.

Criado pela Defesa Civil Nacional, o DCA já vem sendo utilizado em outros estados e agora será disponibilizado integralmente no Pará. As mensagens podem ser classificadas em dois níveis: severas, quando há tempo para preparação, e extremas, em situações que exigem evacuação imediata.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, destacou a importância da novidade.

“Hoje nós tivemos em quatro municípios um lançamento, um teste, para ver se de fato a ferramenta funcionava. Ela funcionou. A partir do dia 24, a Defesa Civil Estadual passa a implementar a ferramenta que vai salvar vidas, certamente diminuir danos, prejuízos e desastres no Pará”, afirmou.

Experiência nacional

De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o sistema já emitiu mais de 400 alertas em 2025, principalmente relacionados a riscos de tempestades e deslizamentos. Estados como Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais lideram o número de registros.

No Pará, a expectativa é que o DCA complemente os canais já utilizados, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram, sinais sonoros, Instagram e Google Public Alerts.

Estrutura de monitoramento no Pará

Além da adesão ao novo sistema, o Corpo de Bombeiros mantém, em Belém, uma sala de monitoramento equipada para acompanhar variáveis climáticas e ambientais, como focos de calor, índices de chuva, umidade do ar e riscos hidrológicos. Essas informações permitem avaliar ameaças em tempo real e acionar rapidamente os alertas às comunidades.

Entre 2019 e 2025, o Pará já contabilizou 1.258 alertas enviados por SMS por meio do Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e a Defesa Civil de Parauapebas. Desse total, 944 avisos foram emitidos diretamente pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), reforçando a atuação preventiva no estado.