Seduc realiza vistoria técnica em escolas de Capanema e Bonito
Visitas integram cronograma da Secretaria de Educação para aproximar gestão das comunidades escolares e identificar demandas prioritárias
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta sexta-feira (19), uma série de vistorias técnicas em escolas da Região do Salgado, com o objetivo de dialogar com as comunidades escolares e identificar melhorias estruturais e pedagógicas. A ação percorreu unidades de ensino em Capanema, incluindo o Distrito de Tauari, e em Bonito.
A comitiva foi liderada pelo secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, e contou com a participação do procurador da Seduc, Bruno Maia, do secretário adjunto de Infraestrutura, Lázaro Cézar, e do secretário de Ciência e Tecnologia, Victor Dias.
Durante as visitas, Sefer reforçou o compromisso de manter a gestão próxima à realidade de cada escola, ouvindo professores, gestores e estudantes.
“Eu cumpri com o compromisso que foi dito: visitei todas as escolas que me convidaram. Pensamos em várias soluções, e muita coisa boa vai chegar para a educação de Capanema. Agradeço ao governador Helder e à vice-governadora Hana por nos proporcionarem a possibilidade de trazer melhorias para esse estado”, afirmou.
Rede atendida
A Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Capanema é responsável por 42 escolas distribuídas em 11 municípios, atendendo 24.525 alunos no ano letivo de 2025. As fiscalizações fazem parte da estratégia da Seduc de visitar as 40 regionais de ensino, ouvindo as demandas prioritárias, urgentes e emergenciais, com foco em assegurar uma educação pública de qualidade em todos os 144 municípios paraenses.
Unidades visitadas
Em Capanema, a equipe acompanhou de perto o cotidiano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Km 2, da Escola Apolônia Pinheiro dos Santos (Distrito de Tauari) e da Escola João Santos, localizada na área urbana.
Já em Bonito, as visitas foram realizadas nas escolas Maria de Nazaré Assad Elias, Santo Antônio do Cumaru e Mestre Lucindo, que atende alunos do ensino fundamental e médio. Os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com o secretário e apresentar propostas de melhoria.
Outras escolas também foram vistoriadas durante a agenda: Professor Oliveira Brito, Maria Amélia de Vasconcelos e Professora América Leão Conduru.