Governo do Estado lança programa de capacitação voltado para gestores da assistência social
Por meio da Seaster, Estado reforça a prioridade de cuidar da população, por meio de investimentos em estratégias que fortaleçam a política de assistência social

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), lançou nesta sexta-feira (19), na Universidade Federal do Pará (UFPA), o programa nacional referente à capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Na ocasião, cerca de 215 pessoas participaram do ato, entre gestores e coordenadores estaduais e municipais do Suas, além de conselheiros, que atuam nos 144 municípios.
Em parceria com a UFPA, após convênio firmado, o Governo do Pará, por meio da Seaster, reforça a sua prioridade, que é cuidar da população, por meio de investimentos em estratégias que fortaleçam a política de assistência social no Estado, com o apoio ativo do Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
“A realização de mais esta qualificação voltada aos gestores municipais, trabalhadores e conselheiros do Suas no Pará, é fruto de uma articulação assertiva do Governo do Estado, por meio da Seaster, para a melhoria da gestão e consolidação de uma rede de proteção social cada vez mais forte, integrada e comprometida com os direitos socioassistenciais. O objetivo do programa é promover a educação permanente desses trabalhadores, gestores e conselheiros, ampliando conhecimentos, habilidades e práticas para que o atendimento à população em situação de vulnerabilidade seja cada vez mais qualificado, humanizado e efetivo”, ressaltou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.

O Governo do Pará, por meio da Seaster, realiza o repasse e acompanha a UFPA em toda a execução do programa, que seguirá dentro das garantias de qualidade de ensino e logística para a execução do programa, no período previsto de 12 meses, conforme as metas definidas no convênio firmado.
“Esta é uma excelente iniciativa, pois o nosso município agradece mais essa oportunidade em poder levar conhecimento para a nossa prática diária dentro da assistência”, disse a conselheira do município de Inhangapi, Sonia Moraes.
Capacitação - O ‘CapacitaSUAS – Pará’ vai ofertar inicialmente três cursos, e prevê o alcance para a participação de 1.044 pessoas, com atuação regular em todo o Pará. Entre as temáticas estão a especificidade e interface da proteção social básica do Suas, introdução ao exercício do controle social e capacitação em supervisão técnica no Suas.
O programa é uma formação continuada, vinculada ao Suas, que estrutura os serviços de assistência social no Brasil, para o fortalecimento da política pública, com a formação e preparo de profissionais, técnicos, gestores e conselheiros, aperfeiçoando ainda, a oferta de serviços a todos.
“A UFPA atua frente à diversos programas sociais, como a política de cotas que democratiza o acesso à universidade. A educação é a principal ferramenta que temos para combater a desigualdade social e fico feliz em ver esta iniciativa do Estado, que busca investir em capacitações que proporcionem mais dignidade para todos, além de ter o sentimento de satisfação para com o impacto positivo vindouro da nossa população em situação de vulnerabilidade”, ressaltou Gilmar Pereira, reitor da UFPA.

Investimento - O valor do convênio firmado entre o Governo do Pará, por meio da Seaster, com a UFPA é de R$ 889.981,23. Valor este, sendo um saldo remanescente da última pactuação, realizada em 2014.
Essa tratativa, ressalta a importância de o debate acontecer dentro da sua realidade, que é mostrar como se dá a assistência social na Amazônia, com a atuação de uma instituição atualizada e tecnológica, com ensino, pesquisa e extensão, para que avanços significativos aconteçam na profissionalização dos trabalhadores do Suas no Pará.
A cerimônia contou ainda com a participação da presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Luiza Solón e do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Zózimo Araújo.