Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA
English Version

Hospital Abelardo Santos completa 6 anos de serviços de alta complexidade aos paraenses

Referência para mulheres, crianças e indígenas, a maior unidade de saúde pública do Governo do Pará, fez 1,7 milhão de atendimentos nos últimos dois anos

Por Diego Monteiro (HRAS)
19/09/2025 09h14
Júlia Rosa dos Santos, 24 anos, reconhece o papel do hospital na chegada do primeiro filho: “fui muito bem acolhida”

“A minha vida teve um novo significado depois que passei pelo Abelardo Santos”. As palavras de Wilmara Bentes da Silva, de 33 anos, resumem o sentimento de milhares de pessoas atendidas pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, que completa hoje, 19 de setembro, seis anos de serviços em saúde pública prestados à população paraense.

Carinhosamente chamado de “Gigante”, por ser a maior unidade de saúde do Governo do Pará, o HRAS foi entregue à população em setembro de 2019 pelo governador Helder Barbalho, como parte de um amplo programa de investimentos na rede estadual de saúde. Desde então, o HRAS vem ampliando sua capacidade assistencial e, nos últimos dois anos, realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos.

Emocionada, Wilmara destacou o papel do hospital em sua vida: “não estaria viva se não fosse o Hospital Abelardo Santos”

“Fiquei em coma por quase um mês. Minha família me contou que recebi todo o cuidado necessário, humanizado, para que eu pudesse estar viva. Só tenho a parabenizar o hospital por tudo. Se não fosse o Abelardo Santos, jamais teria conhecido minha filha, Wiliane Vitória, e acompanhado o seu crescimento. O aniversário é do hospital, mas quem ganha somos nós”, acrescenta Wilmara.

Neste ano, em especial, o Hospital Abelardo Santos conquistou, pela primeira vez, a certificação Acreditado – ONA 1, uma das mais importantes do Brasil. O selo atesta a qualidade dos serviços prestados na área da saúde e confirma que a unidade cumpre os critérios fundamentais de segurança, assegurando processos que reduzem riscos e previnem danos a pacientes, acompanhantes e profissionais.

Após o parto da primeira filha, Camila e José Roberto parabenizaram toda a equipe do Hospital Abelardo Santos

Oportunidades

Depois de oito meses de tratamento no hospital, a pequena Allana Rebeca decidiu comemorar o aniversário de seis anos com um tema: “Futura Pediatra do Hospital Abelardo Santos”. Segundo a mãe, Rosana Cabral, de 28 anos, a escolha foi inspirada na experiência positiva da filha na unidade.

Experiência positiva no hospital inspirou Allana, de 6 anos, a sonhar em ser médica: "Quando crescer, quero ser pediatra".

“Ela sempre dizia: ‘mamãe, quero que meu aniversário seja com as pessoas de branco’, em referência aos profissionais que cuidaram dela”, contou. "Quando eu crescer, quero ser pediatra, porque gostei muito das pessoas que cuidaram de mim. Estou muito feliz com o meu aniversário, com a surpresa e com o presente que ganhei. Quando eu for médica, quero trabalhar aqui para cuidar de outras crianças, assim como cuidaram de mim enquanto eu estava aqui. Parabéns, Abelardo", disse Allana.

População reconhece o hospital como referência em cuidado, com a taxa de satisfação acima de 90% entre os usuários

A unidade é também uma das principais maternidades do Pará, com mais de 5 mil partos realizados por ano. Entre eles, está o do primeiro filho do casal Camila Borges e José Roberto Sanches. “Não temos nada a reclamar, pelo contrário, tudo foi profissional. Inclusive, nosso filho se chama Abelardo Estevan, uma forma de homenagear a unidade nesse momento único para nós”, revelou Roberto.

Mãe de primeira viagem, Júlia Rosa dos Santos, 24 anos, contou que a experiência da maternidade foi marcada por descobertas e emoções. “O momento mais marcante aconteceu no nono mês: o parto. E o mais legal é que o hospital ofereceu todo o suporte para que eu pudesse ser protagonista durante o nascimento do meu filho. Tudo foi planejado com carinho, inclusive ter ele aqui no ‘Abelardo Santos’”.

Em 2020, a unidade atendeu exclusivamente pessoas com sintomas de Covid-19, recebendo mais de 38 mil pacientes em apenas dois meses. No ano seguinte, o hospital foi reconhecido nacionalmente pelos resultados positivos no combate à doença, sendo incluído no Projeto Reab Pós-Covid-19, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Freddy, liderança Warao, ressaltou a importância da universalidade no atendimento de saúde oferecido no HRAS

Saúde indígena

O complexo hospitalar também foi responsável pelo atendimento de mais de 661 indígenas em 2024 e 2025, principalmente das etnias Tembé, Assurini, Amanayé e Munduruku, destacando-se na linha de cuidado aos povos indígenas. Foi pioneiro na Amazônia ao assinar a adesão ao Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI), do Ministério da Saúde (MS).

No final de agosto, Freddy Cardona, liderança Warao em Belém, recebeu atendimento especializado junto com sua filha no hospital. “O atendimento universal, sem distinção, foi uma das coisas que mais me chamou a atenção. Sempre há um receio de irmos a um lugar desconhecido, mas aqui posso dizer que me senti tranquilo e confiante nos profissionais”, afirma Freddy.

Para a secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ivete Gadelha Vaz, celebrar o aniversário do Hospital Abelardo Santos significa reafirmar o compromisso do Governo do Pará em garantir assistência de qualidade à população. “Este hospital nasceu com a missão de ser referência em especialidades estratégicas e, ao longo desse período, tem se consolidado como um pilar fundamental da rede estadual de saúde, oferecendo serviços resolutivos, humanizados e que impactam diretamente a vida de milhares de paraenses”, destacou.

Hospital é reconhecido como o “Gigante” da saúde pública paraense pelo porte da estrutura, pelo aparato técnico e profissional

Estrutura

O Hospital Abelardo Santos é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa. A estrutura conta com pronto-socorro pediátrico, ginecológico e obstétrico 24 horas, além de 360 leitos distribuídos entre emergência, cirurgia, internação clínica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn).

Para atender a essas e outras demandas, a unidade mantém uma infraestrutura de internação e ambulatório e oferece 11 especialidades: vascular, urologia, cirurgia torácica, cirurgia ginecológica, mastologia, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia. 

O hospital conta também com quase 2 mil profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, distribuídos em diversos setores, como urgência e emergência pediátrica e obstétrica, ambulatório, centro cirúrgico, centro obstétrico, serviços de diagnóstico, UTIs e unidades de internação clínica e cirúrgica. Nesse total, estão incluídos funcionários dos setores administrativos.

Os números apresentados são acompanhados pela taxa de satisfação, que está acima de 90% entre os usuários, atingindo 93% nos últimos meses. O tratamento humanizado, a alta médica segura e a qualidade da estrutura, tanto predial quanto dos equipamentos, são os pontos destacados pelos usuários em pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).