Moradores da Cabanagem concluem curso de "Precificação de Eventos", promovido pelo governo do Estado
A iniciativa visa o desenvolvimento econômico e social dos territórios atendidos, estimulando a geração de renda por meio da qualificação e do acesso ao conhecimento

Moradores de áreas próximas à Usina da Paz Cabanagem concluíram, nesta quinta-feira (18), o curso de "Precificação de Eventos", promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência e Cidadania (Seac). A iniciativa integra as ações da Sedeme nas UsiPaz, dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo governo do Pará. A proposta tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social dos territórios atendidos, estimulando a geração de renda por meio da qualificação e do acesso ao conhecimento.
Com carga horária de 12 horas-aula, a formação teve início na última terça-feira (16) e foi conduzida pela administradora Berenice Tavares, que apresentou os principais aspectos da organização de eventos sociais — desde festas privadas até grandes celebrações.
Entre os temas abordados, destacaram-se: elaboração de planilhas de custos; cadastramento de fornecedores; cálculo de despesas e contratação de serviços adicionais, como mão de obra especializada. Durante o encontro, foram discutidos diversos tipos de eventos, como casamentos; aniversários; festas de debutantes; confraternizações corporativas; jantares beneficentes e encontros familiares. A professora também ressaltou a importância de definir o público-alvo, escolher ambientes adequados — como salões, espaços abertos, residências ou centros de convenções — e planejar estrategicamente toda a logística envolvida, incluindo etapas como decoração, alimentação, entretenimento, convites e estrutura técnica.
“A precificação correta é um dos pilares para o sucesso de qualquer serviço. O objetivo do curso é capacitar os participantes para que possam atuar com segurança e profissionalismo nesse mercado tão dinâmico”, destacou a administradora.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, a iniciativa reforça o papel da Usina da Paz como espaço de transformação social, promovendo qualificação profissional e o desenvolvimento socioeconômico.

Rosely Marcondes considera o curso uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos e expandir suas habilidades na organização de eventos sociais. "Atualmente, trabalho com eventos para famílias, mas busco diversificar meu público-alvo. Através da Usina, estou adquirindo novos conhecimentos que me permitirão aprimorar a qualidade e a variedade dos eventos que realizo", frisou.
Gracielle Churka, coordenadora administrativa da UsiPaz Cabanagem, destacou que a parceria com a Sedeme reforça o compromisso de oferecer qualificação à comunidade. “É uma oportunidade valiosa para elevar a qualidade dos cursos, garantir certificação, promover aprendizado e facilitar a inserção no mercado de trabalho. Queremos que os participantes não apenas se capacitem, mas apliquem esse conhecimento em suas vidas — profissional e pessoal —, aproveitando chances que, muitas vezes, seriam inacessíveis”, afirmou. "Estamos com o curso de Precificação de Eventos. Muitos já atuam na área e buscam apoio técnico; outros querem adquirir conhecimento para também empreender. A Usina é esse espaço de aprendizado”, concluiu a coordenadora.