Sedop inicia capacitação dos municípios ao Proturb
O calendário de seminários e oficinas de capacitação dos técnicos das comissões municipais ao processo de planejamento urbano do Programa Estadual de Ordenamento Territorial Urbano (Proturb) iniciou nesta terça-feira, 11, na sede da Escola de Governança Pública do Estado (EGPA). Na ocasião, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) reuniu representantes municipais da região de integração do Marajó e Tocantins, que receberam orientações de elaboração ou revisão do Plano Diretor Municipal como preparativo para Primeira Conferência Municipal de Lançamento do Processo do Plano Urbano Municipal. Segundo a coordenação do Proturb, 55 municípios aderiram ao Programa.
A programação segue nesta quarta-feira, 12, com a presença de representantes dos municípios das regiões de integração do Caeté, Capim e Guamá.
Amanhã, 13, o Polo Santarém dá início ao ciclo de oficinas com a capacitação dos municípios da região de integração do Baixo Amazonas e Xingu. As oficinas serão ministradas no salão de eventos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na avenida Plácido de Castro, bairro Aparecida, em Santarém.
Nos dias 18 e 19 de agosto, a capacitação chegará aos municípios que integram o Polo Marabá, região de integração de Carajás, Araguaia e Lago de Tucuruí, com as oficinas no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de Marabá, na Folha 32, Quadra 19, lote 30, Núcleo Nova Marabá.
Durante as oficinas serão apresentadas a metodologia e o cronograma do Proturb, além da divulgação do plano de ação (conceitos, importância e orientações metodológicas), e oficina de elaboração do Plano de Ação.