Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PÓS-GRADUAÇÃO
English Version

Uepa dispõe de vagas em seleção nacional para o Mestrado em Rede Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais

Para concorrer, é necessário ser professor da Educação Básica e o processo seletivo será composto por quatro etapas

Por Guaciara Freitas (UEPA)
17/09/2025 14h33
As aulas iniciam em março de 2026, no campus de Ananindeua

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) participa do processo seletivo nacional do Mestrado Profissional em Rede em Processos e Tecnologias Educacionais (ProfEducatec), programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que reúne diversas instituições associadas em todo o País. As inscrições estão abertas, até o próximo dia 15 de outubro, e devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), responsável pela coordenação do processo.

O ProfEducatec oferta 110 vagas em nível nacional, sendo 76 para ampla concorrência e 34 destinadas a ações afirmativas (negros/pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e candidatos trans). Na Uepa, são oferecidas 10 vagas – oito para ampla concorrência e duas reservadas (uma para PcD e uma para negros/pardos, indígenas ou quilombolas). As aulas iniciam em março de 2026, no campus de Ananindeua.

O programa tem duração de 24 meses, com carga de 300 horas em disciplinas, além de atividades de pesquisa e produção técnica. Os estudantes desenvolvem investigações em duas áreas de concentração: Tecnologias Educacionais para a Educação Básica e Processos Inovadores e Culturas Digitais na Educação Básica, que se desdobram em quatro linhas de pesquisa: Desenvolvimento, implementação e avaliação de tecnologias educacionais; Formação de professores em tecnologias para a Educação Básica; Processos inovadores e metodologias ativas; Culturas digitais e multiletramentos.

O processo seletivo será composto por quatro etapas: homologação da inscrição (eliminatória), análise documental e pontuação curricular (classificatória), avaliação da proposta de pesquisa (classificatória e eliminatória) e entrevista individual (classificatória e eliminatória). A pontuação final será a média aritmética das três últimas etapas, e os candidatos deverão obter, no mínimo, 70 pontos na proposta de pesquisa e na entrevista para serem habilitados.

Para participar, é necessário ser professor regente de classe na Educação Básica da rede pública (municipal, estadual ou federal) e possuir diploma de licenciatura (ou equivalente nos termos da lei). O candidato deve inscrever-se em apenas uma linha de pesquisa, apresentar documentação comprobatória, tabela de pontuação curricular e pré-proposta de pesquisa (de 5 a 7 laudas), além de pagar taxa de inscrição de R$ 130 - com possibilidade de isenção para PcD ou inscritos no CadÚnico.

O corpo docente da Uepa no programa reúne pesquisadores atuantes nas linhas de pesquisa Formação de professores em tecnologias para a Educação Básica, Processos inovadores e metodologias ativas e Culturas digitais e multiletramentos, incluindo Reginaldo de Oliveira Corrêa Junior, Bianca Venturieri, Wanderson Alexandre da Silva Quinto, Luely Oliveira da Silva, Fábio José da Costa Alves, Natália Karina Nascimento da Silva, Thiago Nicolau Magalhães de Souza Conte e André Monteiro Diniz.

O ProfEducatec é um mestrado profissional em rede que busca qualificar professores da Educação Básica em práticas inovadoras e no uso de tecnologias educacionais, promovendo melhorias nos processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos escolares.

Para a professora Luely Oliveira da Silva, coordenadora do ProfEducatec na Uepa, a participação da universidade no programa reforça seu compromisso com a inovação pedagógica. “Este mestrado é uma forma de valorizar o trabalho docente, oferecendo formação continuada de excelência e contribuindo para a inovação nos processos de ensino e aprendizagem”, afirma.

Serviço:
Inscrições online: 16/09 a 15/10/2025
Vagas Uepa: 10 (8 ampla concorrência + 2 ações afirmativas) – Campus de Ananindeua
Público-alvo: professores da Educação Básica da rede pública, com graduação em licenciatura.
Início das aulas: março/2026
Edital e inscrições: clique aqui