Lançamento do Festival Internacional do Chocolate e Cacau marca abertura do circuito gastronômico
O 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará 2015, promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com o apoio de parceiros, foi lançado oficialmente na noite desta terça-feira, 11, durante cerimônia no Polo Joalheiro. Os convidados puderam ter uma prévia do que será o evento, programado para se realizar no Hangar Centro de Convenções, no período de 17 a 20 de setembro. O vice-governador Zequinha Marinho representou o governador Simão Jatene na cerimônia.
Com o tema “Trilogia da Sedução”, o Festival deste ano promete seduzir o público com uma combinação irresistível de chocolates, flores tropicais e joias artesanais, além de promover negócios e estimular as cadeias produtivas dos produtos agrícolas e das joias artesanais, destacando o potencial de atratividade para o mercado internacional.
Durante a cerimônia houve a degustação das receitas que compõem o II Circuito Gastronômico do Chocolate e Cacau da Amazônia. No total, 25 restaurantes vinculados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel-PA) participam do circuito apresentando sobremesas, bebidas e pratos à base de cacau e chocolate especialmente criados para o festival. As preparações estarão disponíveis nos cardápios dos restaurantes e bares até o dia 20 de setembro.
Uma das atrações da noite foi o lançamento de uma joia em ouro amarelo e branco criada pela designer Bárbara Müller, do Polo Joalheiro. A joia é inspirada na flor do cacau e vai compor a coleção que está sendo especialmente desenhada pelos designers do Polo para ser apresentada durante o Festival.
Também foi apresentado um trecho do documentário que está sendo produzido pela TV Cultura sobre a saga do cacau no Pará. “Todas estas ações têm como objetivo a expansão dos negócios associados à produção agrícola e ao segmentos de joias artesanais do Estado, dando visibilidade nacional e internacional a esses produtos, que geram emprego e renda para uma cadeia econômica que tem como base pequenos produtores envolvidos em atividades sustentáveis”, afirma o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes.
Confira, abaixo, a lista dos restaurantes e bares que compõem o circuito:
1. Famiglia Sicilia: PETIT GATEAUX DE CASTELA
2. Don Vino: VINOLATE
3. A Forneria: FOLHEADO MARAJOARA
4. Saldosa Maloca: THEO DO COMBÚ
5. Spazzio Verdi: PARÁ CACAU
6. Caramelada Delicatessen: BOLO PRETÍSSIMO
7. Tapioquinha da Amazônia
8. Point da Tapioca: TAPIOCA DOÇURAS DO POINT
9. Circus: CHOCO CIRCUS
10. Brigaderie
11. Brownie do Inácio: : BROWNIE DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE BRIGADEIRO DE CACAU DA ILHA
12. Formiguinha: TORTA FORMIGUINHA
13. Doceria Delalê: CUPCAKE DUO DELALÊ
14. Gelateria Damazônia: SORVETE DE CHOCOLATE COM BROWNIE DE CASTANHA E GELÉIA DE CUPUAÇU
15. Divina Xica: : UAI, BÃO SÔ!!!
16. Kate Cake: DELICIA DOS DEUSES
17. Sweet by Sisters: DELÍCIA DE CHOCOLATE COM BRIGADEIRO DE TAPEREBA
18. Dom Cookie: COOKIE BROWNIE DE BRIGADEIRO E CUPUAÇU
19. Égua Chê: PICANHA CHOCOLATE COM PIMENTA
20. Eti Mariqueti: CHEEECAKE DE CHOCOLATE AMARGO
21. Lá em Casa: PIZZA DE TAPIOCA COM RECHEIO DE CUPUAÇU
22. Churrascaria Tucuruvi: DOCE PICANHA TUCURUVI
23. Happy Brownie: BROWNIE DE CASTANHA DO PARÁ COM RECHEIO DE CUPUAÇU
24. Old school Rock bar: DRINK JAMULATE
25. Buffalo Steakhouse: RAGU NO CACAU