Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO RESPONSÁVEL
English Version

Setur realiza workshop de turismo responsável, treinamento do Cadastur e PIT em Juruti

Objetivo é sensibilizar sobre a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade e ainda o enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes no turismo

Por Sâmia Maffra (SETUR)
17/09/2025 11h46

O município de Juruti, na Região de Integração do Baixo Amazonas, recebe uma agenda estratégica promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Na pauta estão o workshop ‘Desafios e oportunidades para o turismo responsável’, os treinamentos do Cadastur e da Plataforma do Inventário Turístico (PIT), além de visitas aos meios de hospedagem. O evento, que começou dia 16 e encerra amanhã (18), é destinado ao trade turístico, gestores, Conselho Municipal de Turismo e comunidade.

Para o workshop estão previstas palestras sobre "Turismo Responsável - Enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes no turismo" e também uma oficina sobre reaproveitamento de óleo de cozinha para produção de sabão artesanal. Durante o workshop, os gestores municipais serão sensibilizados quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade e ainda o  enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes no âmbito do turismo. A ação integrante do projeto “Turismo Responsável: O Turismo Que Queremos”, é uma estratégia da Setur que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e crescimento do turismo, por meio de palestras e oficinas orientativas com o tema Turismo Responsável.

Segundo o Ministério do Turismo, o turismo responsável é uma abordagem do turismo que busca minimizar os impactos negativos nas comunidades locais e no meio ambiente, maximizando os benefícios para o local visitado, a economia e a cultura. Envolve uma mudança de mentalidade e atitudes por parte de turistas, empresas do setor e governos, promovendo práticas que visam a sustentabilidade social, ambiental e econômica.  

“As discussões do turismo são transversais, então trabalhamos a abordagem do turismo responsável que abrange temas como sustentabilidade, respeito e valorização da comunidade local, enfrentamento da violência e integridade da criança e adolescente no âmbito do turismo, contribuindo para um ambiente seguro e protegido para todos”, sinalizou Rosely Coroa, técnica da Setur e agente local do Turismo Responsável no Pará.

A Plataforma do Inventário Turístico é o banco de dados que reúne informações sobre o levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, serviços e infraestrutura de apoio ao turismo. A partir desse banco de dados é possível planejar, gerir e ainda promover a atividade turística de acordo com a prioridade e recursos, pensando em um turismo sustentável. A palestra será conduzida pela técnica da Setur, Cristiane Barros.

O treinamento do Cadastur será feito, pelo técnico Albert Pantoja, durante a visita nos meios de hospedagem com instruções de acesso, passo a passo do cadastro e informações sobre a importância da ferramenta. O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro nacional, que é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com as secretarias, garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. 

Ao todo, serão visitados 16 meios de hospedagem onde serão feitos os treinamentos e cadastro na plataforma nacional Cadastur e sensibilização com entrega de cartazes da Campanha "Enfrentamento e Prevenção contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.