Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Programa nacional pela alfabetização capacita professores da rede estadual

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/08/2015 18h04

Com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes nas séries iniciais do Estado, a Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com as instituições de ensino superior federais, iniciou nesta semana uma série de formações com os professores orientadores do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Nesta quarta-feira (12), foi encerrada a formação com professores de Belém, na Faculdade Ipiranga.

As formações também ocorrem nos municípios de Castanhal, no período de 19 a 21 deste mês, e em Salinópolis, no mesmo período, quando também será feita a primeira formação dos professores orientadores de Santarém, sob responsabilidade da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Em seguida haverá a formação com os professores alfabetizadores.

O Pnaic foi criado pelo governo federal com a finalidade de melhorar o processo de alfabetização da criança nos anos iniciais do ensino fundamental (1º, 2º e 3º anos). O programa, que teve a adesão de Estados, municípios e Distrito Federal, é componente da política pública educacional destinada à formação continuada de professores dos anos iniciais e classes multisseriadas do ensino fundamental.

No Pará, a Secretaria de Educação fortalece a política de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de proporcionar estratégias didáticas e pedagógicas voltadas a melhoria do processo de alfabetização dos alunos, sendo também uma das importantes ações do Pacto pela Educação do Pará.

Segundo a coordenadora do programa, Marizete Martins, as atividades formativas do Pnaic implicam na participação de orientadores de estudos, que são os formadores dos professores alfabetizadores da rede de ensino. “A formação é de extrema importância para os professores da rede estadual, pois contribui para o aprimoramento da prática docente favorecendo o processo de aprendizagem pelos educandos”, afirma.