Ideflor-Bio destaca importância das unidades de conservação estaduais para alunos da capital
A iniciativa permite que os estudantes conheçam mais sobre as atividades de conservação ambiental desenvolvidas pelo Instituto, além da riqueza da biodiversidade na região

Levar conhecimento aos espaços de aprendizagem, especialmente relacionado ao meio ambiente, é um dos objetivos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). Nesta semana, alunos de uma escola da capital paraense receberam uma palestra do órgão sobre as 29 unidades de conservação estaduais.

Para o professor Antônio Neto, a ação ajudou na conscientização dos alunos, principalmente a respeito da preservação do meio ambiente. “Essa palestra ajuda na conscientização dos nossos alunos, para a necessidade de preservar o meio ambiente, e entender que eles são importantes nesse processo”, frisou o educador.
Aprendizagem - De acordo com a analista ambiental do Ideflor-Bio, Sineide Vasconcelos, a iniciativa permite que os estudantes conheçam mais sobre as atividades de conservação ambiental desenvolvidas pelo Instituto e a riqueza da biodiversidade na região.
“Essa atividade, que envolve a comunidade escolar, destacou a importância que o Ideflor-Bio tem para a conservação de áreas no Estado. Esta sensibilização é realizada pela Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC), a qual promove, para esse público, a educação ambiental, através de palestras, vídeos, perguntas e respostas”, enfatizou.
Sineide Vasconcelos destacou, ainda, a importância deste tipo de ação em espaços de formação de jovens alunos, para a sensibilizá-los sobre a conservação das florestas existentes no Pará. Ela também disse que, durante a palestra, deu ênfase à importância dos povos e comunidades tradicionais na preservação dos recursos naturais.

Texto: Sinval Farias com a supervisão de Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)