Setur entrega equipamentos e inventário turístico em São Miguel do Guamá
O município de São Miguel do Guamá recebeu nesta quinta-feira, 13, uma importante contribuição para o fortalecimento da gestão pública do turismo. O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, entregou computadores, o inventário turístico e também certificados do programa Cadastur aos estabelecimentos que se credenciaram. A ação faz parte da estruturação de destinos desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio da Diretoria de Políticas em Turismo (DPOT).
O trabalho de fortalecimento da gestão municipal do turismo inclui outras medidas de infraestrutura, capacitação profissional e qualidade na produção associada ao turismo, que serão executadas em etapas posteriores, seguindo as diretrizes do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará.
Para Adenauer, o planejamento é a ferramenta necessária para saber o rumo que se deve tomar. “Através do planejamento podemos observar os pontos fortes e fracos, emfim, as necessidades do município em todos os sentidos. Posso citar a infraestrutura como uma delas, e cabe ao município gerenciá-la e posteriormente sinalizar para o empresariado quais investimentos devem ser feitos para atender esse público. O intuito é fazer do turismo uma atividade geradora de renda, melhorando as condições de vida e promovendo o desenvolvimento social sustentável”, disse. “A base da nova economia de mercado no mundo é o turismo. E é fácil entender porque: ele promove a circulação de pessoas e o fluxo de capitais”, argumenta.
O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável. É uma ferramenta fundamental para o planejamento, elaboração e execução das ações municipais. A Setur trabalha também na produção dos relatórios dos inventários turísticos de Cachoeira do Arari, Peixe-Boi, Igarapé-Açu e Nova Timboteua.