Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) promove Setembro Amarelo e valoriza a vida
Hospital disponibilizou ginástica laboral e dinâmicas interativas, com o objetivo de fortalecer o cuidado e o bem-estar de usuários e acompanhantes

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, promoveu uma programação especial em alusão à campanha Setembro Amarelo, nos dias 9 e 10 (terça e quarta-feira).
A ação envolveu usuários, acompanhantes e colaboradores, e foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Houve atividades como ginástica laboral e dinâmicas interativas, com o objetivo de fortalecer o cuidado, o acolhimento e o bem-estar dentro da instituição.

Para a psicóloga Joliane Cruz, que esteve na organização da iniciativa, “a campanha visa conscientizar e orientar sobre a importância da saúde mental, qualidade de vida, relações estabelecidas e da prevenção de doenças mentais e do suicídio. Para que sejam quebrados os tabus em torno da saúde mental e reduzir estigmas, é necessário estimular que as pessoas busquem ajuda com profissionais qualificados”, frisou.
Surpreendida com a iniciativa do hospital, Lucidalva dos Santos Nobres, de 52 anos, aprovou as atividades. “Estou feliz, a ação foi maravilhosa e importante para a nossa saúde. O atendimento no hospital é maravilhoso, as pessoas são maravilhosas, nos recebem e nos tratam bem. Obrigada”, agradeceu a dona de casa.

Além das atividades ao ar livre, a ação também foi estendida aos usuários do setor de hemodiálise do HRPM. O psicólogo da unidade, Vinícius Vanzaler, destacou que, além do cuidado médico e da assistência de enfermagem, os pacientes em tratamento contam com suporte psicológico contínuo ao longo do ano.
“O acompanhamento busca oferecer escuta qualificada, apoio emocional diante das limitações impostas pela doença crônica e fortalecimento da autoestima, auxiliando na adaptação à rotina das sessões e no enfrentamento das ansiedades que surgem durante o processo. Essa atenção humanizada contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida, promovendo não apenas o bem-estar físico, mas também o equilíbrio emocional dos pacientes”, explicou Vinícius Vanzeler.
A estudante Josiele de Souza Pantoja, de 25 anos, compartilhou sua gratidão pelo acolhimento recebido no serviço. “Aqui eu me sinto acolhida e confio na equipe. Acho bom, me sinto tão bem porque todos conversam comigo. O serviço é ótimo, a equipe de enfermagem é excelente, sou bem tratada e cuidada”, afirmou a paciente, que realiza o tratamento há mais de dois anos e destaca o vínculo de confiança construído com os profissionais de saúde.
Serviço:
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.
Texto de Pedro Amorim